Continua após publicidade

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio de Janeiro

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 5 jun 2017, 14h23 - Publicado em 14 set 2012, 19h03

O mais rápido do mundo estará entre nós

Ninguém dava nada por aquele francês. Todos apostavam que Cesar Cielo brilharia na Olimpíada, na prova dos 50 metros em estilo livre, e que um ou outro americano poderia, no máximo, encostar. Mas o ouro acabou indo para o azarão Florent Manaudou, com 21s34. Ele estará no Rio no domingo (23) como atração principal do Desafio Embratel de Raia Rápida, no Parque Júlio de Lamare, no Maracanã. Trata-se de um torneio inédito no país, só com provas de ultravelocidade, ou seja, sem fazer ida e volta na piscina. Além da equipe da França, Estados Unidos e Austrália mandarão atletas. Cielo não estará presente para tentar a revanche — o Brasil terá Bruno Fratus, Gabriel Mangabeira, Daniel Orzechowski e Felipe Lima. Veja abaixo os tempos a ser batidos e note como o nado de peito é quase seis segundos mais lento que o crawl.

Na ponta da agulha

historias-03.jpg
historias-03.jpg ()

Numa resistente fábrica de discos de vinil na cidade vizinha de Belford Roxo foram prensados neste mês 1 000 LPs da banda Planet Hemp, justamente os dois primeiros de sua carreira. Usuário, de 1995, e Os Cães Ladram Mas a Caravana Não Para, de 1997 (foto), chegarão às lojas (como a livraria Saraiva e o sebo Baratos da Ribeiro) em outubro, mantendo capa e contracapa originais. São bolachas pretas de 180 gramas que trazem de volta aquele som encorpado característico dos vinis. O grupo, liderado pelo rapper Marcelo D2, cria das ruas de Madureira, volta a se reunir para um show no Circo Voador no próximo dia 28. Ao produzir um álbum no velho formato, eles se juntam a outros artistas cariocas, como Jorge Ben Jor e a banda Los Hermanos, que recentemente também lançaram em acetato.

Continua após a publicidade

Para não ser enganado

Em ano eleitoral, principalmente nas semanas que antecedem o pleito, o que tem de candidato rindo para a gente não é brincadeira. Em cartazes, santinhos e na propaganda da TV, sobram dentes e gengivas expostos, mas pode faltar sinceridade. Por isso, vêm a calhar as dicas postadas na internet pelo dentista Marcelo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, dono de badalado consultório no Leblon. Ele criou um jogo para ver quem consegue discernir os sorrisos espontâneos daqueles forçados — confira abaixo alguns sintomas da falsidade. O desafio é uma adaptação do teste criado pelo americano Paul Ekman, que está disponível em https://www.mfonseca.com/sorrisoverdadeiro.

historias-05.jpg
historias-05.jpg ()

Memória da cidade

historias-01.jpg
historias-01.jpg ()

Nesta foto amarelada de 1972, feita no entorno da Lagoa de Marapendi, na quase intocada Barra da Tijuca, veem-se traços feitos por ancinho tomando a forma de uma espiral. A intervenção fazia parte da proposta de trabalho da artista plástica Anna Bella Geiger, hoje com 79 anos, que na época expôs essa fotografia (e outras doze) no MAM. Agora três reproduções desta imagem estão à venda: foram impressas em 60 por 40 centímetros, ganharam molduras e são representadas, na feira Art Rio, no Píer Mauá, pela galeria Aut Aut. Com 5 000 reais compra-se esta Barra que não existe mais.

De olho no futuro

historias-04.jpg
historias-04.jpg ()
Continua após a publicidade

Aí está a recém-criada logomarca do Museu do Amanhã, cuja inauguração está prevista para 2014 — obra do argentino Andrés Clerici, esse ?olho colorido? pretende passar ideias como florescimento e irradiação. O museu futurista, em particular, e o Porto Maravilha, em geral, serão tema de um simpósio internacional, nos dias 26 e 27, sobre transformações urbanas. A recuperação dos armazéns de Puerto Madero, em Buenos Aires, e as obras olímpicas realizadas no ano passado em East London certamente estarão na pauta dos debates. O encontro será no Clube de Engenharia, no Centro, com entrada gratuita.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.