Continua após publicidade

Violência de gênero: ronda cumpre 12 medidas protetivas em um mês no Rio

Com atuação desde março deste ano, o projeto realizado pela Guarda Municipal do Rio também realizou 29 visitas a três mulheres vítimas de violência

Por Luiza Maia
Atualizado em 14 abr 2021, 13h54 - Publicado em 14 abr 2021, 13h47
ronda maria da penha
Ronda Maria da Penha: iniciativa acompanha o cumprimento de medidas de proteção contra o agressor (Prefeitura do Rio/Divulgação)
Continua após publicidade

No primeiro mês da Ronda Maria da Penha, realizada Guarda Municipal do Rio, foram acompanhadas 12 medidas protetivas encaminhadas pelo Tribunal de Justiça e 29 visitas a três vítimas da violência foram realizadas.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Criada em março, a iniciativa conta com 31 agentes municipais para verificar o cumprimento das medidas de proteção determinadas pelos juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Cada atendimento é realizado com três agentes, tendo pelo menos uma guarda feminina na equipe.

Após receber a notificação do juizado, os guardas visitam as vítimas para verificar se as restrições – como não se aproximar da vítima, não manter contato ou não frequentar determinados locais – estão sendo cumpridas pelo agressor.

Continua após a publicidade

+ Mais de 2 000 mudas de arbustos e árvores são plantadas no Rio

Para atuarem da ronda, os guardas municipais participaram de um treinamento entre novembro e dezembro de 2020, recebendo aulas sobre técnicas de abordagem, acolhimento e acompanhamento da vítima, a Lei Maria da Penha e seus aspectos jurídicos, abordagem psicossocial da violência, direitos das mulheres, entre outros assuntos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.