Vacinação contra a dengue é ampliada no Rio: veja se você já pode se imunizar

Esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas; campanha acontece em todas as unidades de saúde básica do município

Por Da Redação
Atualizado em 10 abr 2025, 10h59 - Publicado em 9 abr 2025, 14h24
dengue-vacina
Dengue: em 2024, foram aplicadas 155.756 doses da vacina na primeira etapa da campanha e 55.235 doses na segunda (Governo do Estado do Espírito Santo/Reprodução)
Continua após publicidade

A Secretaria municipal de Saúde do Rio ampliou mais um pouco o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue na cidade. A partir desta quarta (9), pessoas com 19 e 20 anos também podem ser imunizadas. Assim, o público-alvo da campanha de imunização contra a doença agora é de pessoas com idades entre 10 e 20 anos. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

+ Vacinação contra a gripe é ampliada no Rio. Acompanhe o calendário

Em 2024, a vacina da dengue foi incorporada ao SUS para o público de 10 a 14 anos que reside em localidades prioritárias, conforme critérios definidos a partir do cenário epidemiológico da doença no país e decisão pactuada com estados e municípios na Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Em fevereiro, o ministério publicou uma nota técnica para todos os estados e o Distrito Federal atualizassem a recomendação de uso da vacina contra a doença, a fim de permitir a ampliação do público-alvo do, além do remanejamento para novos municípios, em caráter temporário, para doses com prazo de validade iminente. Assim, as doses com um prazo de dois meses de validade poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação contra dengue ou ser aplicadas em faixa etária ampliada, contemplando pessoas de 6 a 16 anos de idade. Já no caso das vacinas que completarem um mês de validade, a estratégia poderá ser expandida até o limite etário especificado na bula da vacina, abrangendo a faixa etária de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

+ Onde encontrar a vacina contra a dengue na rede privada do Rio de Janeiro

No Rio, o baixo índice de adesão ao retorno para a segunda dose da vacina levou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a inicialmente ampliar o acesso ao imunizante nos postos para adolescentes de 15 e 16 anos em janeiro. Depois, os de 17 e 18 também foram convocados a se vacinar. A campanha acontece em todas as unidades de saúde básica da prefeitura do Rio, além do Super Centro Carioca de Vacinação, nas unidades de Botafogo e de Campo Grande, que está localizado no ParkShopping Campo Grande. Para ser vacinado, é preciso comparecer a uma unidade de saúde com documento de identidade e, se disponível, carteira de vacinação.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Quem teve dengue recentemente deve ficar atento: é necessário um intervalo de seis meses a partir do início dos sintomas para tomar a primeira dose. Quem foi infectado antes de receber a segunda dose deve aguardar 30 dias desde o início dos sintomas para a vacinação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.