Vacina bivalente: quem pode se imunizar contra a Covid esta semana no Rio
Município já aplica doses contra variantes da doença, como a Ômicron, em gestantes e puérperas; a partir de terça (14) é a vez dos trabalhadores da saúde
O reforço da vacinação de gestantes e puérperas com o imunizante bivalente contra a Covid começou a ser feito nesta segunda (13) no Rio. E a prefeitura do Rio anunciou a partir desta terça (14), será a vez dos trabalhadores da saúde. Primeiro os profissionais com 50 anos ou mais, na própria terça (14). Depois, na quarta (15), quem tem 40 anos ou mais; na quinta (16), maiores de 30 anos; na sexta (17), é a vez dos que têm 30 anos ou mais; e, a partir do sábado (18), o reforço da imunização está liberado para quem atua na área de saúde e tem 18 anos ou mais.
+ Vida normal? Justiça decide que Cabral pode viajar e dormir fora de casa
A vacina bivalente – que é atualizada e protege contra as variantes da Covid, como a Ômicron – segue disponível para idosos a partir de 60 anos e para pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais. É preciso que tenham tomado pelo menos as duas doses do esquema inicial e que a dose anterior tenha sido aplicada há pelo menos quatro meses. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade, número do CPF e, se tiver, caderneta de vacinação.
De acordo com a Secretaria municipal de Saúde do Rio, grávidas e puéperas precisam levar um documento que comprove a condição. Pode ser o cartão pré-natal, declaração do nascido vivo ou certidão de nascimento do bebê para a comprovação da condição. Já os imunocomprometidos devem levar o comprovante da condição. Pode ser o cadastro da unidade de referência ou um documento assinado e carimbado, como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos que mostrem a condição de saúde.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A vacinação acontece em todas as clínicas da família e 237 unidades de Atenção Primária do Rio. O imunizante bivalente também pode ser tomado no Super Centro Carioca de Vacinação, todos os dias da semana. Nesta segunda (13), foi reaberto o ponto de vacinação do Planetário da Gávea. Já o posto da Cidade das Artes, na Barra, ficará fechado até quinta (16) para manutenção do sistema elétrico do local.
Padre, filósofo e agora autor: reitor da PUC-Rio lança 1º livro
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
João Vicente admite affair com Gracyanne Barbosa
Por que prefeitura decidiu transferir ponto facultativo do Dia do Servidor
Sem registros de confusões, João Gomes reúne milhares de fãs na Lapa