Continua após publicidade

Vacina bivalente: quem pode se imunizar contra a Covid esta semana no Rio

Município já aplica doses contra variantes da doença, como a Ômicron, em gestantes e puérperas; a partir de terça (14) é a vez dos trabalhadores da saúde

Por Da Redação
Atualizado em 13 mar 2023, 14h57 - Publicado em 13 mar 2023, 14h51
Foto mostra idoso tomando vacina
Vacina bivalente: aplicação segue disponível para idosos a partir de 60 anos e para pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais.  (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Continua após publicidade

O reforço da vacinação de gestantes e puérperas com o imunizante bivalente contra a Covid começou a ser feito nesta segunda (13) no Rio. E a prefeitura do Rio anunciou a partir desta terça (14), será a vez dos trabalhadores da saúde. Primeiro os profissionais com 50 anos ou mais, na própria terça (14). Depois, na quarta (15), quem tem 40 anos ou mais; na quinta (16), maiores de 30 anos; na sexta (17), é a vez dos que têm 30 anos ou mais; e, a partir do sábado (18), o reforço da imunização está liberado para quem atua na área de saúde e tem 18 anos ou mais.

+ Vida normal? Justiça decide que Cabral pode viajar e dormir fora de casa

A vacina bivalente – que é atualizada e protege contra as variantes da Covid, como a Ômicron – segue disponível para idosos a partir de 60 anos e para pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais. É preciso que tenham tomado pelo menos as duas doses do esquema inicial e que a dose anterior tenha sido aplicada há pelo menos quatro meses. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade, número do CPF e, se tiver, caderneta de vacinação.

Calendário da vacina bivalente
Calendário da vacina bivalente (Prefeitura do Rio/Reprodução)

De acordo com a Secretaria municipal de Saúde do Rio, grávidas e puéperas precisam levar um documento que comprove a condição. Pode ser o cartão pré-natal, declaração do nascido vivo ou certidão de nascimento do bebê para a comprovação da condição. Já os imunocomprometidos devem levar o comprovante da condição. Pode ser o cadastro da unidade de referência ou um documento assinado e carimbado, como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos que mostrem a condição de saúde.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A vacinação acontece em todas as clínicas da família e 237 unidades de Atenção Primária do Rio. O imunizante bivalente também pode ser tomado no Super Centro Carioca de Vacinação, todos os dias da semana. Nesta segunda (13), foi reaberto o ponto de vacinação do Planetário da Gávea. Já o posto da Cidade das Artes, na Barra, ficará fechado até quinta (16) para manutenção do sistema elétrico do local.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.