Maior usina térmica do Brasil é inaugurada no Rio

A termelétrica contruída Porto do Açu pela GNA tem potência para abastecer cerca de 8 milhões de residências

Por Da Redação
28 jul 2025, 16h09
Potência verde: presidente Lula usa discurso na inauguração da GNA II para destacar o potencial do país na transição energética.
Potência verde: presidente Lula usa discurso na inauguração da GNA II para destacar o potencial do país na transição energética. (CanalGov/Reprodução)
Continua após publicidade

A partir desta segunda (28) o Rio de Janeiro se torna oficialmente a casa da maior usina termelétrica do Brasil. Capaz de atender cerca de 8 milhões de residências com 1,7 gigawatts (GW) de potência, a GNA II fica no Porto do Açu, em São João da Barra, no norte do estado.

A construção de 7 bilhões de reais feito pela Gás Natural Açu (GNA) desbanca a Eneva, de 1,5 GW, em Sergipe, antiga maior usina térmica do país. A térmica se junta a outra usina em operação no Porto do Açu, a GNA I, de 1,3 GW, inaugurada em 2021.

No mesmo ano, a GNA assinou um contrato de financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para criação da GNA II, no valor de R$ 4 bilhões. Em agosto de 2024, a térmica foi incluída entre os projetos prioritários do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ao todo complexo GNA, formado por GNA I e GNA II, recebeu R$ 12 bilhões em investimentos e tem capacidade para abastecer cerca de 14 milhões de residências. De acordo com o governo, no pico das obras foram criados 22.000 empregos diretos.

Já ativa, a GNA II recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para começar as operações comerciais em junho de 2025. No entanto, a inauguração do projeto aconteceu hoje, às 11h, e teve a presença do presidente Lula e dos ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Márcia Lopes (Mulheres), Renan Filho (Transportes) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).

A inauguração consolida o Brasil como sede do maior parque de geração a gás natural da América Latina.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.