Continua após publicidade

UPP inteligente

Unidades de Polícia Pacificadora passarão a ter equipes de inteligência para evitar o retorno da criminalidade nas comunidades

Por Caio Barretto Briso
Atualizado em 5 dez 2016, 14h57 - Publicado em 7 mar 2013, 13h55
batan-upp.jpg
batan-upp.jpg (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

As trinta Unidades de Polícia Pacificadora da cidade e seu efetivo, na faixa de pouco mais de 8 000 homens, não param de crescer. No último domingo, dia 3 de março, as treze favelas do Complexo do Caju foram ocupadas pelas forças policiais, no primeiro passo para serem contempladas com o programa das UPPs. Mas problemas recentes, como tiros disparados por traficantes na favela Chapéu Mangueira, no Leme, pacificada em junho de 2009, e o comércio da Mangueira fechado a mando do tráfico fizeram a Secretaria de Segurança Pública ampliar a atuação da Polícia Militar nas áreas retomadas. Cada UPP terá agora um núcleo de inteligência com quatro policiais, numa medida que visa a mapear melhor os morros para evitar surpresas desagradáveis, como essas recentes. Os agentes escolhidos para a função foram indicados pelos comandantes de cada unidade e tiveram que passar por um treinamento de capacitação.

A criação das equipes de inteligência já havia sido anunciada internamente, no boletim do Gabinete do Comando Geral editado em novembro. Esclarece o documento que o trabalho das equipes ?possibilitará a produção e o recebimento de documentos de inteligência entre os núcleos e as demais agências de inteligência da Polícia Militar, dinamizando o fluxo de dados e de conhecimentos sobre a criminalidade?. Com o novo grupo atuando, espera-se que os criminosos remanescentes nos morros pacificados tenham vida ainda mais dura. E que episódios como os dos morros da Mangueira e do Leme não se repitam.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.