Santa Úrsula: campus vai a leilão e alunos sofrem com corte de custos

Lance inicial é de R$ 390 mil; estudantes terão que fazer TCCs em dupla ou trio, apesar de pagarem a mesma mensalidade

Por Da Redação
Atualizado em 14 ago 2024, 11h00 - Publicado em 14 ago 2024, 10h57
universidade-santa-ursula
Universidade Santa Úrsula: campus de mais de 44 mil metros quadrados foi inaugurado em 1975, na Rua Fernando Ferrari, em Botafogo (Redes sociais/Reprodução)
Continua após publicidade

Fundada em 1939, a tradicional Universidade Santa Úrsula (USU) terá seu terreno leiloado no próximo dia 29 de agosto. O lance inicial para a venda do campus – uma área de mais de 44 mil metros quadrados inaugurada em 1975, na Rua Fernando Ferrari, em Botafogo, perto do Palácio Guanabara – é de R$ 390 milhões. A instituição, que já foi a leilão outras vezes, acumula dívidas trabalhistas. E o prejuízo se estende aos alunos: sua mantenedora determinou que, a partir deste segundo semestre de 2024, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) deverão ser feitos, obrigatoriamente, em dupla ou trio.

+ Bonde de Santa Teresa dá a volta por cima e registra recorde de passageiros 

Segundo o jornal O Globo, o motivo da medida é cortar custos, uma vez que os estudantes seguirão pagando os mesmos valores de mensalidade pelas disciplinas de elaboração dos TCCs, que estão entre as mais caras, enquanto os professores-orientadores receberão o pagamento referente a um único trabalho supervisionado. A decisão vale para todos os 14 cursos de graduação, entre eles Direito, Psicologia, Engenharia e Arquitetura. A USU também oferece mestrado em Gestão do Trabalho e Residências, e vários cursos de extensão e de pós-graduação Lato Sensu em diferentes áreas do saber.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Grupos de alunos de diferentes carreiras vêm se organizando para tentar reverter a determinação junto à reitoria da USU. Além da perda de autonomia na escolha do tema abordado na reta final da formação, há um temor maior entre os que pretendem seguir carreira acadêmica, já que a ausência de trabalhos individuais publicados pode fechar portas em mestrados e doutorados, por exemplo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.