“Intenção grosseira”, aponta UFRJ sobre plano de despejo do Museu Nacional
Deputados estaduais e artistas começam a se mobilizar contra as intenções do Governo Federal de transformar instituição em memorial do império
A notícia de que o Governo Federal planeja transformar o Museu Nacional da UFRJ – que vem sendo reconstruído após o incêndio de 2018 – em palácio imperial surpreendeu a diretoria da instituição.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Uma nota divulgada pela universidade no último sábado (27), afirma que a intenção de grupos ideológicos ligados ao Governo Federal tem intenções dúbias e mostra desprezo pelo acervo do Museu Nacional: “A UFRJ vem a público repudiar quaisquer movimentos que tentem alterar o papel e a configuração do mais antigo instituto científico do Brasil. (…) A atual Reitoria reafirma que não há motivação para que tal pedido, sem fundamento, seja encaminhado aos colegiados superiores”.
A nota classifica ainda o projeto de “invenção estapafúrdia e fantasiosa”. “Lembramos que todas as áreas do Museu Nacional pertencem tão somente à UFRJ, que detém autonomia didática, científica e de administração financeira garantida pelo artigo 207 da Constituição Federal. Assim sendo, qualquer deliberação patrimonial demandaria aprovação colegiada em diversas instâncias superiores da Universidade, estruturas que, certamente, rejeitariam a proposta obscura”
+ Donos de bares lançam campanha de apoio ao comércio local
A Folha de São Paulo revelou, na última sexta (26), que a articulação para transformar a instituição em centro de memória do Império é liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Ele é simpatizante de grupos monarquistas que apoiam o presidente Jair Bolsonaro.
Deputados estaduais, influenciadores e artistas começam a se mobilizar contra as intenções do Governo Federal.
+ Covid-19: vacinação de idosos de 67 a 71 anos é acelerada no Rio
Articulação liderada pelo Sinistro Araújo quer transformar Museu Nacional em centro turístico do Império. Não podemos permitir esse ataque à história e ciência em nome de valores retrógados. Isso é obra de um governo xiita e antirrepublicano! https://t.co/hILEGc1esx
— Carlos Minc (@minc_rj) March 28, 2021
Depois de ter sobrevivido ao terrível incêndio graças ao trabalho incansável de sua direção, pesquisadores e funcionários, o nosso Museu Nacional volta a correr risco, graças ao governo Bolsonaro. Um completo absurdo… Vai ter luta e resistência em defesa da ciência!
— Alessandro Molon 🇧🇷 (@alessandromolon) March 27, 2021
+ Fábio Barbirato: como fica a cabeça das crianças com o feriadão de dez dias em casa?
Prioridades?: Governo quer transformar Museu Nacional em Palácio Imperial e deixar acervo fora. Principal defensor da ideia: Ernesto Araujo. https://t.co/dhhoseBytE
— Thiago Amparo (@thiamparo) March 27, 2021
De acordo com o jornal O Globo, o ministro das relações exteriores Ernesto Araújo pediu demissão nesta segunda (29).