UFRJ é eleita a melhor universidade do país em ranking internacional
Instituição também ficou em nono lugar entre as melhores da América Latina, segundo a pesquisa QS Latin America 2022
A Universidade Federal do Rio de Janeiro foi considerada a melhor instituição de ensino federal do país, segundo o ranking britânico QS Latin America 2022. Além disso, a UFRJ ocupa o nono lugar entre 416 instituições da América Latina avaliadas. Esta é quarta vez consecutiva em que a universidade carioca figura nesta posição.
+ Homenagem: projeto de lei nomeia Maria Lenk patrona da natação brasileira
Na pesquisa, a média atingida pela universidade foi de 91 pontos, em um total de 100. O ranking levou em conta oito critérios de classificação e dois deles receberam nota máxima pela instituição: impacto na internet e quantidade de professores com doutorado.
A reitora Denise Pires de Carvalho lembra que a UFRJ, assim como outras instituições públicas, dependem do investimento do governo federal para alcançar e manter as melhores posições.
“As universidades federais brasileiras têm essa capacidade. Se o orçamento for recomposto, nós conseguiremos continuar nesse projeto de desenvolvimento do Brasil, que foi, nos últimos anos, estancado pelos cortes orçamentários e pela crise econômica”, afirma.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Em 2021, após ter 18,4% do orçamento cortados, a universidade chegou a sofrer o risco de fechar as portas no segundo semestre do ano. A instituição está atualmente à frente de importantes pesquisas, como o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 e de um soro para tratar a doença.
+ Em campanha, UFRJ pede doações para novo acervo do Museu Nacional
Entre as dez melhores da América Latina, também foram classificadas mais duas universidades brasileiras: a Universidade de São Paulo (USP), na segunda posição perdendo apenas para a PUC do Chile, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em sétimo lugar.
Veja o ranking completo:
- Pontifícia Universidade Católica de Chile – Chile
- Universidade de São Paulo (USP) – Brasil
- Universidade do Chile – Chile
- Tecnológico de Monterrey – México
- Universidade de Los Andes – Colômbia
- Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM) – México
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Brasil
- Universidade de Buenos Aires (UBA) – Argentina
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil
- Universidade Nacional de Colombia – Colômbia