Continua após publicidade

Dez trilhas sonoras que marcaram o cinema

A pedido de VEJA RIO, o crítico e jornalista Marcelo Janot listou dez trilhas de filme emblemáticas da história do cinema. Confira e ouça a seleção

Por Louise Peres
Atualizado em 5 dez 2016, 14h49 - Publicado em 28 mar 2013, 21h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Muitos filmes não seriam o que são se não tivessem, a serviço de roteiro e direção incríveis, uma retumbante trilha sonora. Tão relevante para a construir uma história nas telas quanto os personagens, o figurino e a fotografia, uma boa canção pode se tornar até sinônimo da obra. É justamente a importância da música nessas narrativas que o crítico de cinema e jornalista Marcelo Janot vai abordar em quatro encontros no Pólo de Pensamento Contemporâneo. A partir de terça (2), no curso A música no cinema: um passeio pelas trilhas de oito cineastas, ele vai analisar a estética musical de Stanley Kubrick, David Lynch, Alfred Hitchcock, Bernardo Bertolucci, Quentin Tarantino, Sergio Leone, Steven Spielberg e George Lucas. Ficou curioso? Abaixo ele adianta para VEJA RIO uma seleção de dez trilhas que marcaram a história do cinema, comentando uma a uma. Veja quais são e ouça ? e conclua que em algum momento da vida você escutou, senão todas, várias delas.

    Publicidade

    1. PSICOSE

    Publicidade

    ?Impossível escutar o tema composto por Bernard Herrmann e não morrer de medo?, diz Janot. De fato, a canção do filme de Hitchcock virou sinônimo de suspense. ?O efeito é assustador graças à música combinada com a montagem, já que efetivamente não se vê a faca penetrando o corpo da mulher.?

    [—V—]

    Publicidade
    Publicidade

    2. STAR WARS

    ?Boa parte do sucesso do épico intergaláctico dirigido por George Lucas se deve à musica de John Williams, que trouxe de volta os temas orquestrais melódicos da era de ouro do cinema e os identificou com os heróis e vilões da trama?, avalia o crítico.

    Publicidade

    [—V—]

    Publicidade
    Publicidade

    3. TUBARÃO

    Publicidade

    ?Aqui, John Williams faz da repetição das mesmas notas o pano de fundo para o pânico crescente, o medo do perigo que está em algum lugar mas não se vê?, descreve Janot. ?E Steven Spielberg usa isso com maestria.?

    Continua após a publicidade

    [—V—]

    Publicidade
    Publicidade

    4. 2001, UMA ODISSEIA NO ESPAÇO

    Um fato curioso: Stanley Kubrick tinha encomendado uma trilha sonora original para o seu filme. ?Mas as músicas que ele usou para tapar os buracos durante a montagem funcionaram tão bem que ele decidiu mantê-las. E pôs o Universo pra dançar ao som de Strauss, de uma maneira que a música clássica nunca mais foi escutada da mesma forma?, afirma ele.

    [—V—]

    Publicidade
    Publicidade

    5. PULP FICTION

    ?Com um cinema cheio de referências a elementos da cultura pop, Quentin Tarantino se especializou em levar para suas trilhas a sua vasta cultura musical, e a trilha de Pulp Fiction foi uma daquelas em que músicas como ?Misrlou? e ?You Never Can Tell? grudaram nos personagens e situações do filme até hoje.? Abaixo, ouça a primeira.

    [—V—]

    Publicidade
    Publicidade

    6. ERA UMA VEZ NO OESTE

    Janot lembra também os icônicos do estilo faroeste. ?A parceria entre o diretor Sergio Leone e Ennio Morricone rendeu algumas das trilhas mais inesquecíveis de todos os tempos, e isso se deve à maneira criativa como certos elementos de cena, como o sopro de uma gaita, são incorporados à trama e à trilha sonora.?

    Continua após a publicidade

    [—V—]

    Publicidade
    Publicidade

    7. O ÚLTIMO TANGO EM PARIS

    ?As doces melodias compostas por Gato Barbieri para este clássico de Bernardo Bertolucci figuram entre os momentos mais emocionantes e inesquecíveis de um cinema romântico e sensual. Felizmente não virou música de motel?, brinca ele.

    [—V—]

    Publicidade
    Publicidade

    8. VELUDO AZUL

    ?O universo de sonhos que David Lynch costuma levar para as telas ganhou sua mais perfeita tradução nesta trilha marcante, que reúne composições de Angelo Badalamenti e canções como ?In Dreams?, de Roy Orbison?, lembra Janot. ?O cantor declarou que jamais imaginava que uma canção de amor singela como aquela pudesse ilustrar cenas tão bizarras. Mas adorou.?

    [—V—]

    Publicidade
    Publicidade

    9. AMARCORD

    Janot lembra também a parceria entre o diretor Federico Fellini e o compositor Nino Rota que entrou para a história do cinema. ?Rota conseguiu o que para muitos parecia impossível: traduzir, com seus temas melódicos, o singularíssimo universo de Fellini?, diz.

    Continua após a publicidade

    [—V—]

    Publicidade
    Publicidade

    10. BLADE RUNNER

    ?É o ápice da carreira de Ridley Scott e de Vangelis?, afirma o crítico. ?Aquele espetáculo visual futurista, com a história do caçador de androides que se envolve com a replicante, não teria o mesmo impacto se não fosse a música de Vangelis.?

    [—V—]

    Publicidade
    Publicidade

    Serviço

    A música no cinema: um passeio pelas trilhas de oito cineastas. Polo de Pensamento Contemporâneo. Rua Conde Afonso Celso, 103, Jardim Botânico, tel. 2286-3299. Quatro aulas, às terças, de 19h30 às 21h30. Valor: Duas parcelas de R$ 180,00.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.