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Quem tem direito à Tarifa Social no Rio, cujo recadastramento já começou

Justiça determinou que benefício só vale para quem ganha até R$ 3,2 mil; atualização será por etapas, começando por nascidos em janeiro, fevereiro e março

Por Da Redação
2 ago 2023, 14h29

O recadastramento geral dos inscritos no Bilhete Único Intermunicipal e na Tarifa Social começou nesta quarta (2) para passageiros nascidos em janeiro, fevereiro e março. A atualização da base de inscritos nos programas ocorre depois que a Justiça fluminense baixou o teto para a concessão dos benefícios. Agora, só terá direito às tarifas diferenciadas nos transportes geridos pelo estado — metrô, trens, barcas e ônibus entre cidades — quem ganha até R$ 3.205,20. Antes, a pessoa que recebia menos de R$ 7.507,49 por mês podia pleitear o Bilhete Único Intermunicipal e a Tarifa Social.

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A Tarifa Social vale R$ 5 na Supervia e no Metrô Rio — cujas passagens cheias custam R$ 7,40 e R$ 6,90, respectivamente; já o Bilhete Único Intermunicipal permite 2 viagens entre cidades diferentes, em até 3 horas, a R$ 8,55. Quem não se recadastrar perderá os benefícios.

Esta primeira fase de recadastramento vai até o fim de agosto. Não será preciso apresentar novos documentos, uma vez que cada cliente deverá informar dados que já o identificam no sistema Riocard Mais, como nome, CPF e número do cartão de transporte. Na prática, basta confirmar se a renda atual está acima ou abaixo do novo limite e assinar um termo de responsabilidade pela informação. Para quem tem vale-transporte pago pela empresa a atualização será automática, e o usuário não terá de fazer nada. Já para quem tem o RioCard Expresso (individual), o cadastro será atualizado de acordo com o mês de aniversário, da seguinte forma:

Nascidos em janeiro, fevereiro e março: neste mês de agosto.
Nascidos em abril, maio e junho: de 1º a 30 de setembro.
Nascidos em julho, agosto e setembro: de 2 a 31 de outubro.
Nascidos em outubro, novembro e dezembro: 1º a 30 de novembro.

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Confira os canais de cadastramento:

Site Rio Bilhete Único:  Acesse o site, preencha os dados solicitados (Primeiro nome, CPF e número do cartão) e toque em “Entrar”. Na opção “Renda Bruta”, clique na opção de acordo com a sua renda. Marque o Termo de Responsabilidade e finalize em “Cadastrar”.

Aplicativo Riocard Mais (para clientes com sistema operacional Android e IOS):  Ao abrir o aplicativo, procure e clique no botão “Declaração de Renda” e siga os passos indicados. Mas atenção: a opção só estará disponível para os clientes que precisam realizar a autodeclaração dentro do prazo estabelecido para a atualização do cadastro do BUI.

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Whatsapp com o assistente virtual Tomais (2127-4000):  Nas opções do menu, escolha a
opção 4 (Tarifas e Benefícios). Em seguida, digite a alternativa 1 (Bilhete Único Intermunicipal) e depois a opção 3 (Fazer a declaração). Acesse o link, preencha os dados solicitados (Primeiro nome, CPF e número do cartão) e toque em “Entrar”. Na opção “Renda Bruta”, clique na opção de acordo com a sua renda. Marque o Termo de Responsabilidade. Finalize em “Cadastrar”.

E-mail enviado pela Riocard Mais:  A Riocard Mais enviará aos clientes com e-mail cadastrado um comunicado para realizar a autodeclaração de renda. Fique atento ao remetente do e-mail (comunicacao@riocardmais.com.br ou riocard@comunicacao-riocard.com).

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