O novo capítulo no imbróglio sobre as obras da Tirolesa do Pão de Açúcar

Ministros do STJ analisam, nesta teça (18), recurso contra decisão que autorizou continuidade das obras

Por Da Redação
18 mar 2025, 12h55
pao-de-açúcar-tirolesa
Pão de Açúcar: projeto prevê que quatro tirolesas, com 770 metros de extensão, façam a ligação com o Morro da Urca. (TV Globo/Reprodução)
Continua após publicidade

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar nesta terça (18) a continuidade das obras de instalação de uma tirolesa entre os morros do Pão de Açúcar e da Urca. Desde 2023, uma disputa judicial transformou a colocação de um equipamento de 755 metros interligando os dois morros em um cabo de guerra.

+ Parque Lage desponta em lista de pontos turísticos mais procurados no Brasil

Os ministros vão analisar um recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra decisão do Tribunal Regional Federal da 2 Região (TRF-2) que autorizou a retomada das obras. Inicialmente, o MPF apresentou uma ação civil pública contra a empresa Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que autorizou a instalação. O julgamento está na pauta da Segunda Turma do STJ, previsto para ocorrer a partir das 14h desta terça (18).

O pedido de bloqueio das obras chegou a ser aceito na primeira instância, em 2023, mas foi derrubado pelo TRF-2 no ano passado. O argumento foi de que a obra já estava 95% concluída e que sua paralisação traria mais prejuízos que a conclusão. Mas os efeitos da decisão foram suspensos, até que o STJ analise a questão. No recurso, o MPF argumenta que as intervenções contrariam a legislação ambiental e patrimonial e diz que sua continuidade agravaria os danos, que já seriam irreversíveis. O órgão também questionou a alegação de que só faltariam 5% das obras.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar afirmou, em nota, que “confia na justiça brasileira, tendo convicção da qualidade do projeto para a construção da tirolesa e dos seus benefícios para a cidade do Rio de Janeiro”. E acrescentou que “a iniciativa foi planejada e estruturada ao longo de dois anos e meio, tendo sido analisada e aprovada por todos os órgãos competentes”.

+ Justiça manda paralisar obras da tirolesa do Pão de Açúcar mais uma vez

+ Liberada pela Justiça, obra da tirolesa do Pão de Açúcar não foi retomada

Continua após a publicidade

+ Tirolesa do Pão de Açúcar e mais apostas para turismo de aventura no Rio

+ Pão de Açúcar-Morro da Urca a 100km/h e em 50s: tirolesa agita turismo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.