Continua após publicidade

Site revela os bairros do Rio com mais votos em Lula e Bolsonaro

Plataforma mostra também o "Índice de Vira-Voto" de cada bairro, ou seja, onde seria possível convencer eleitores a votarem em Lula (PT)

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 out 2022, 13h15

Com o segundo turno das eleições para presidência se aproximando, apoiadores do candidato Luis Inácio Lula da Silva (PT) têm se dedicado a mudar a escolha de eleitores que votaram em Jair Bolsonaro (PL) ou em outros candidatos no primeiro turno. Para facilitar a mobilização, foi criado um site chamado “Onde ir para virar votos?”, que reúne os percentuais de votos angariados por cada candidato na primeira rodada de votação.

+ Em mais uma fake news eleitoral, a vítima da vez é a atriz Marieta Severo

Usando dados de votação publicados pelo jornalista Gabriel Zanlorenssi, a plataforma revela os resultados por estado, cidade e bairros, além de mostrar o IVV, o Índice de Vira-Voto, calculado para identificar os locais que reúnam: grande número de votos no primeiro turno, grande percentual de eleitores de terceira via, grande percentual de eleitores de Lula e pequeno percentual de eleitores de Bolsonaro.

Na cidade do Rio, o bairro apontado pelo site com maior IVV é Laranjeiras, que registrou 58,8% dos votos em Lula, 28,6% em Bolsonaro e 12,4% de terceira via. Ao todo, 71,2% dos eleitores da região não votou em Bolsonaro.

Compartilhe essa matéria via:

Os bairros com maior percentual de votantes em Lula foram a Lapa e o Vidigal, com 63,9%, contra 27,1% e 28,2% dos votos em Bolsonaro, e 9,1% e 7,9% dos votos em nenhum dos dois, respectivamente. A região que mais apostou na terceira via foi a Lagoa, com 18,2% dos eleitores optando por outros candidatos, como Ciro Gomes e Simone Tebet. O bairro também registrou 47,1% dos votos em Lula e 34,5% em Bolsonaro.

Já o local com maior percentual de eleitores de Jair Bolsonaro foi a Vila Militar, com 81,7% apoiando o atual presidente, contra 14% que votou em Lula e 4,3% que apostou nos demais candidatos. Esses percentuais deixam a região com o IVV mais baixo, de 0,21 (quando mais próximo de 1, maior o índice).

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.