Após reclamações, prefeitura vai reforçar sinalização na Avenida Brasil
Sem informações claras sobre horário em que podem acessar faixa seletiva, motoristas temem levar multa
A CET-Rio vai reforçar a sinalização da Avenida Brasil, no trecho entre o Trevo das Margaridas, em Irajá, e o Caju, na Zona Portuária.
Essa adaptação se deve ao fato de que, atualmente, motoristas que trafegam pela faixa seletiva fora do horário de rush reclamam da má sinalização e relatam o medo de serem multados.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A via é exclusiva para ônibus e táxis entre 5h e 10h e das 16h às 20h. Portanto, fora desse período, é aberta ao trânsito de carros e motos. Caminhões não podem acessá-la.
+ Como funcionava o golpe da maquininha de cartão aplicado na Lapa
A nova sinalização deixará claro os horários nos quais os motoristas podem trafegar pela faixa seletiva. Uma reportagem do jornal O Globo afirma que às 10h — quando começa flexibilização da seletiva — rapidamente se forma uma fila de carros na faixa. No entanto, conforme o trânsito desafoga e a hora passa, muitos motoristas optam por seguir na faixa comum.
Estudos realizados pela CET-Rio mostram que, com a flexibilização da seletiva, o número de multas caiu na Avenida Brasil.
Foram 8977 veículos multados na seletiva entre 30 de março e 22 de abril (período em que apenas ônibus e táxis podiam acessá-la), e o número baixou para 1790 veículos multados na mesma faixa entre 23 de abril (quando começou a flexibilização) e 10 de maio.