Continua após publicidade

Sem doer no bolso! Shows, concertos e exposições grátis para curtir no Rio

Festival em Madureira, mostra da atriz e diretora Bárbara Paz e evento para pets na Quinta da Boa Vista estão entre as atrações. Confira o roteiro

Por Luiza Maia
Atualizado em 9 nov 2023, 15h55 - Publicado em 9 nov 2023, 15h54

Festival Madureira

Alô, Zona Norte! Entre os dias 10 e 12 de novembro, o mês da Consciência Negra será celebrado nesta segunda edição do festival. O evento ocupará a quadra do Império Serrano com nomes representativos da cultura do bairro, como Leci Brandão, Fundo de Quintal, Velha Guarda da Portela, Marvvila, Agbara Dudu, Samba de Caboclo, Festa da Raça, Samba da Dida, DJs e Jongo do Vale do Café. Estão entre as atrações também as baterias da Portela e do Império, além de festas, como a famosa Kilariô Afro Baile.

GRES Império Serrano. Av. Min. Edgard Romero, 114, Madureira. 10 a 12/11, 15h. Grátis. Ingressos pelo Sympla

+ Agenda de shows do fim de semana vai de Capital Inicial a Calcanhotto

Festival da Lua Cheia

O cantor e compositor Toni Garrido apresenta nesta quinta (9), no deck do VillageMall, o seu show Baile Free. Sucessos como ‘Firmamento’, ‘Realidade Virtual’ e ‘O Erê’ prometem embalar o público. A abertura do festival, às 19h, contará com a banda Moon Trio, composta por Debossan, Alê e Milen.

Continua após a publicidade

Av. das Américas, 3900, Barra da Tijuca. 9/11, a partir das 19h. Grátis.

Andejo

O espetáculo da “Em Boa Companhia” é inspirado na vida nômade dos circos tradicionais, trazendo uma leitura contemporânea da técnica de duo acrobático aliada à dança. Dirigido por Diogo Granato e encenado pela dupla Helena Heyzer e Guilherme Gomes, o espetáculo mostra o cotidiano de duas personagens que coabitam um espaço inusitado: um armário, que se revela ao longo do espetáculo um coringa cheio de surpresas e possibilidades cênicas.

Arena Carioca Renato Russo, Ilha do Governador. 11/11 e 9/12, 16h. Areninha Cultural João Bosco, Vista Alegre. 19/11, 16h. Museu da República, Catete. 25/11 e 10/12, 16h. Parque Glória Maria, Santa Teresa. 2 e 3/12, 15h. Grátis.

Auto-acusação

Continua após a publicidade

A premiada atriz e diretora Bárbara Paz estreia sua primeira exposição como artista plástica no Rio, após ter passado pela Galeria Fonte, em São Paulo. A inauguração neste sábado (11), no Centro de Artes Hélio Oiticica, contará também com várias performances. A inspiração dos trabalhos de Bárbara veio de episódios de sua própria vida, especialmente o acidente que sofreu em 25 de dezembro de 1992, que a deixou com cicatrizes no rosto. Elementos como pó, cacos de vidro, o ponto de sutura que a costurou, cabelos e base líquida foram alguns materiais usados pela artista para montar seu trabalho. Ao usar fotografias, performances, cenários e vídeos, a exposição traz uma narrativa de Bárbara sobre o próprio corpo, trazendo à tona os seus eixos de identidade mais profundos.

Centro de Artes Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, nº 68, Centro. 11/11, 14h/18h; de 12/11 a 2/12, 10h/18h. Grátis.

Compartilhe essa matéria via:

Rio Winds Festival

O oboé será o grande destaque deste fim de semana no festival, realizado pela série Música no Museu, com 26 concertos gratuitos agendados até o fim de novembro. O instrumento de sopro tocado pelo curador do evento, Harold Emert, será executado por três dos principais oboístas dos Estados Unidos. No sábado (11), às 15h, Jared Hauser, professor da Vanderbilt University, de Nashvillle, faz um duo com o violonista brasileiro Camilo Carrara no subsolo do Memorial Getúlio Vargas, na Glória. No domingo (12), às 13h, será a vez do casal Eric Ohlsson e Deloise Lima tocar peças especialmente compostas para oboé e piano no Museu da República, no Catete. Já na terça (14), às 13h, Ian Davidson, professor da Texas State University, divide o palco com a pianista Sonia Vieira no Museu da Justiça, no Centro. Veja a programação completa no site www.musicanomuseu.com.br.

Prata da Casa

Continua após a publicidade

A série de Concertos de Câmara gratuitos ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Rio) entre os dias 9 e 11 de novembro. Serão três noites de música, com repertórios diversificados e interpretados por instrumentistas da Orquestra Petrobras Sinfônica em diferentes formações, além de convidados especiais. A programação começa nesta quinta (9) com o Trio de Cordas da orquestra, composto pelo violinista Carlos Mendes, pelo violista Dhyan Toffolo e pelo violoncelista Marcelo Salles, para apresentar obras de Joseph Haydn, Zoltán Kodály e Ludwig van Beethoven. Saiba mais sobre as outras atrações no link.

Rua Primeiro de Março, 66, Centro. 9 a 11/11, 19h. Grátis. Distribuição de ingressos 1 hora antes do início do concerto na bilheteria do CCBB ou pelo site www.bb.com.br/cultura

OCUPAÇÃO

Com exposição, lançamento de livro e sessão de curtas inéditos, o evento gratuito celebra a realização de mais de 300 eventos culturais nos últimos dois anos no Estação Net. “Este é um evento para comemorar dois anos de OCUPAÇÃO no Estação e acontece no dia do meu aniversário, para completar”, conta Cavi Borges, produtor e curador do evento. Em cartaz até 1° de fevereiro, a exposição será composta por três monitores, com entrevistas de participantes dos eventos realizados no espaço e imagens das programações. Também serão apresentados 25 pôsteres dos eventos, como a Sessão da meia-noite, as matinês, a peça Maya e o Prêmio do Mérito Cinematográfico. Após a estreia da mostra, haverá o lançamento do livro Até o Último Filme, do crítico Ricardo Cota. Por fim, o público poderá assistir a seis curtas produzidos por jovens cariocas.

Estação NET Rio. Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo. 13/11, a partir das 19h. Grátis.

Continua após a publicidade

Miguel Afa — Em construção

Sob a curadoria de Victor Gorgulho, a mostra individual ocupa até fevereiro de 2024 o Centro Cultural Inclusartiz, na Gamboa. A exposição traz cerca de 20 pinturas da produção recente do artista Miguel Afa, incluindo trabalhos inéditos, voltados a sua pesquisa sobre o uso da cor. Nascido no Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade, Miguel Afa iniciou sua carreira como grafiteiro nos anos 2000 e tem se dedicado desde 2019 à pintura, explorando nuances em paletas que transitam entre tons de marrom, bege, terra, preto e múltiplas variações.

Rua Sacadura Cabral, 333, Gamboa. Ter. a dom., 11h/18h. Grátis. Até 18 de fevereiro de 2024.

Coroação da Corte do Carnaval do Cacique 2024

O Cacique de Ramos antecipou seu tradicional evento, que normalmente ocorre em janeiro, para coincidir com as celebrações do Mês da Consciência Negra. A coroação contará com homenagens a personalidades negras que participam da instituição, assim como uma exaltação à trajetória da jornalista Glória Maria, a primeira princesa do bloco. A programação contará com o Grupo Segue Aí e convidados, Elenco Show do Cacique de Ramos e a Bateria Tamarindo de Ouro. O aguardado momento de revelação da Rainha do Bloco, Rainha da Bateria e Princesas ocorrerá durante a noite. As Musas da agremiação já foram definidas e as que ingressaram recentemente receberão a faixa oficial no evento. 

Continua após a publicidade

Rua: Uranos, 1326, Olaria, (21) 3251-4374 (WhatsApp). 12/11, a partir de 17h. Grátis.

Pet Móvel

A Quinta da Boa Vista será palco de um evento especial para os pets e seus tutores neste sábado (11). O “Pet Móvel” será uma das atrações, com serviços como banho e tosa higiênica. A programação também inclui recreação, petnique, foto pet profissional, workshops, palestras para profissionais do ramo e até sessões de massagem rápida para os tutores. Ao longo do evento, também será realizada uma feira de adoção pela ONG Entre Pegadas. As inscrições para o serviço de banho e tosa, destinados exclusivamente a raças de pequeno e médio portes, ocorrerão por ordem de chegada, com limitação de um atendimento por CPF.

Parque Quinta da Boa Vista, São Cristóvão. 11/11, 10h/16h. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.