Continua após publicidade

Já são sete dias sem os serviços on-line da prefeitura após ataque hacker

Prefeito enviou ofício ao Comitê Gestor do Simples Nacional solicitando prorrogação do vencimento; Nota Carioca e carnê de IPTU estão indisponíveis

Por Da Redação
22 ago 2022, 14h25

A prefeitura do Rio enviou ofício para o Comitê Gestor do Simples Nacional solicitando a prorrogação do vencimento por causa do ataque hacker aos sistemas da administração municipal, ocorrido no último dia 15 de agosto. A informação publicada pelo prefeito Eduardo Paes em suas redes sociais e tem como objetivo não prejudicar os contribuintes. Já são sete dias sem acesso aos serviços do site da prefeitura, como a Nota Carioca, emissão do carnê do IPTU, emissão de multas, entre outros.

+ O que é preciso saber para acessar o sinal 5G, já em funcionamento no Rio

Um gabinete de crise foi montado para tentar minimizar os impactos da invasão e normalizar o sistema. Eduardo Paes tem se reunido diariamente com os técnicos para tratar do problema. Na última sexta (19), a prefeitura informou que Empresa Municipal de Informática (Iplan Rio) já têm o controle da gestão e de alguns sistemas de rede. No entanto, os serviços ficarão fora do ar até que o ambiente digital esteja totalmente seguro. Os técnicos seguem trabalhando para normalizar o sistema com segurança.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Enquanto os sites não voltam, órgãos da prefeitura estão prorrogando prazos. Resoluções da Secretaria municipal de Transportes publicadas no Diário Oficial desta sexta (19), por exemplo, adiaram para o fim de setembro a data limite para recursos de multas de trânsito e de vistoria de veículos, como táxis, vans escolares e cabritinhos. A prefeitura informou ainda que está reunindo informações para que os técnicos compareçam a delegacias com todos os dados necessários para a investigação policial sobre os ataque.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.