Já são sete dias sem os serviços on-line da prefeitura após ataque hacker
Prefeito enviou ofício ao Comitê Gestor do Simples Nacional solicitando prorrogação do vencimento; Nota Carioca e carnê de IPTU estão indisponíveis
A prefeitura do Rio enviou ofício para o Comitê Gestor do Simples Nacional solicitando a prorrogação do vencimento por causa do ataque hacker aos sistemas da administração municipal, ocorrido no último dia 15 de agosto. A informação publicada pelo prefeito Eduardo Paes em suas redes sociais e tem como objetivo não prejudicar os contribuintes. Já são sete dias sem acesso aos serviços do site da prefeitura, como a Nota Carioca, emissão do carnê do IPTU, emissão de multas, entre outros.
+ O que é preciso saber para acessar o sinal 5G, já em funcionamento no Rio
Um gabinete de crise foi montado para tentar minimizar os impactos da invasão e normalizar o sistema. Eduardo Paes tem se reunido diariamente com os técnicos para tratar do problema. Na última sexta (19), a prefeitura informou que Empresa Municipal de Informática (Iplan Rio) já têm o controle da gestão e de alguns sistemas de rede. No entanto, os serviços ficarão fora do ar até que o ambiente digital esteja totalmente seguro. Os técnicos seguem trabalhando para normalizar o sistema com segurança.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Enquanto os sites não voltam, órgãos da prefeitura estão prorrogando prazos. Resoluções da Secretaria municipal de Transportes publicadas no Diário Oficial desta sexta (19), por exemplo, adiaram para o fim de setembro a data limite para recursos de multas de trânsito e de vistoria de veículos, como táxis, vans escolares e cabritinhos. A prefeitura informou ainda que está reunindo informações para que os técnicos compareçam a delegacias com todos os dados necessários para a investigação policial sobre os ataque.