Mais de 100 instituições de 13 países participam do Salão do Estudante
Além do evento, com opções de graduação a doutorado, passando por cursos técnicos, também acontece no Rio a Conferência Internacional de Estudos em Portugal
Segundo uma pesquisa Business Marketing International (BMI), empresa organizadora do Salão do Estudante, seis em cada dez brasileiros desejam estudar fora do país. De olho nestes estudantes, o evento de Educação Internacional da América Latina retorna presencialmente ao Rio nesta terça (15), no Hotel Fairmont, e na quarta (16), no Windsor Barra, com entrada gratuita. Mais de 100 instituições de ensino de 13 países (Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Portugal, e Reino Unido ) já confirmaram presença.
+ Franguinho assado barrado na Sapucaí? Paes manda avisar: “ele fica”
Os visitantes encontrarão desde cursos de idiomas com duração de 4 semanas até opções de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e cursos técnicos em diferentes áreas. Um dos diferenciais do evento é que o estudante tem a chance de conversar pessoalmente com os representantes das instituições e tirar ali mesmo todas as dúvidas sobre o curso, peculiaridades da cultura do país escolhido como destino, além de questões burocráticas como acesso ao visto, documentação exigida para ingresso em cada universidade e, é claro, a chance de “pechinchar” o preço do curso. Para quem está com medo do câmbio, aliás, a organização traz boas notícias e avisa que muitas instituições e agências de intercâmbio, que também participarão do evento, oferecerão parcelamento de até 10 vezes, além de diferentes opções de financiamento.
“Por conta da pandemia, muitos estudantes adiaram suas viagens e, agora, com a abertura de diferentes países e a volta das aulas presenciais, estima-se um crescimento de mais de 100%, em relação aos anos de 2020 e 2021, de brasileiros ocupando as carteiras das instituições internacionais. São esperados números parecidos com os de 2019, ano recorde de brasileiros estudando no exterior”, anima-se o organizador do Salão do Estudante, Samir Zaveri.
+ Com uma das vistas mais bonitas da cidade, Mirante do Leblon é reformado
Quem planeja estudar nos Estados Unidos, por exemplo, vai encontrar no Salão representantes de mais de 20 universidades e faculdades americanas. Já para os que focam em Portugal, serão cerca de 50 instituições de ensino superior portuguesas à disposição nos corredores do evento. Outras opções destes estudantes especificamente estarão à disposição em outro evento que acontece no Rio já nesta segunda (14) e na terça (15), no Real Gabinete Português de Leitura, no Centro. Trata-se da primeira Conferência Internacional de Estudos em Portugal, promovida pelo grupo “Estude em Portugal”, que reunirá mais de 10 faculdades portuguesas para sanar as mais diversas dúvidas sobre como ingressar no ensino português. Além de instituições de Coimbra e Algarve, a conferência contará com a presença de 15 presidentes de politécnicas e reitores de universidades europeias.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Nosso trabalho tem se destacado no Instagram e Youtube, onde os já estudantes em Portugal explicam todos os detalhes do processo de candidatura de cada faculdade portuguesa aderente ao Estatuto do Estudante Internacional e também mostram como são as salas de aulas, laboratórios e infraestrutura geral dessas instituições”, explicou o atual mentor de carreiras internacionais do Estude em Portugal, Higor Cerqueira, lembrando que mais de 50 faculdades portuguesas aceitam a nota do Enem para o ingresso do estudante internacional e, para além das ofertas formativas nos cursos de graduação, as instituições também oferecem cursos superiores técnicos, mestrados e até doutorados.
O evento é presencial, mas é preciso fazer inscrição, gratuita, no site https://www.estudeemportugal.org/conferencia.