Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Saiba como será o esquema do Metrô no Carnaval

A concessionária preparou esquema especial para atender o público dos blocos e da Sapucaí. Confira os novos horários que entram em vigor na manhã de sexta (5)

Por Redação Veja Rio Atualizado em 5 dez 2016, 11h31 - Publicado em 1 fev 2016, 15h00

Durante os dias de Carnaval os foliões terão um reforço de transporte. O MetrôRio colocou as linhas em funcionamento 24 horas numa operação especial que começa às 5h de sexta (5) e vai até as 23h de terça (9). Mas é preciso se organizar, a empresa recomenda que quem planejar utilizar os trens deva comprar com antecedência. Durante todo o período especial os trens farão o trajeto Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as duas linhas

Confira a seguir os esquemas especiais para cada festa:

Bola Preta e blocos no Aterro do Flamengo

Os acessos Odeon e Santa Luzia, da estação Cinelândia, ficarão abertos das 6h às 20h, entre o sábado (06) e a terça-feira (09), para desembarque e embarque exclusivo de usuários com cartão pré-pago e unitário do MetrôRio, cartões Riocard, Bilhete Único e Vale-Transporte. Os passageiros que não possuírem esses cartões poderão embarcar nas estações Carioca e Glória, que possuirão bilheterias externas para agilizar o atendimento.

Blocos em Ipanema

Os acessos Teixeira de Melo e Sá Ferreira estarão abertos para desembarque e embarque, exclusivamente, de usuários com cartões pré-pago e unitário do MetrôRio, cartões Riocard, Vale-Transporte e Bilhete Único. Os passageiros que não possuírem esses cartões poderão comprar nas bilheterias externas próximas ao acesso principal, na praça General Osório.

Continua após a publicidade

+ Riotur divulga alterações na agenda de blocos de rua

Sapucaí e Terreirão do Samba

Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve optar pelo desembarque pela estação Central. A estação Praça Onze é a mais próxima para os passageiros que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada. Na terça (9), para atender ao desfile das escolas de samba mirins, o funcionamento das estações Central e Praça Onze será estendido até às 3h para embarque. As demais estações fecharão para embarque às 23h e funcionarão após este horário para desembarque.

Funcionamento das estações

Por questões de segurança, algumas estações terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h de sábado (06) até a terça (09). São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo, na Linha 1, e São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva, na Linha 2. Como alternativa, todas as estações terão em funcionamento máquinas de autoatendimento para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 5,00.

Metrô Na Superfície

A linha Ipanema-Gávea terá seu itinerário alterado para Siqueira Campos-Gávea, do sábado (6) até a terça (9). Na quarta (10), seu ponto final voltará para a estação General Osório. Já a linha Botafogo-Gávea continuará saindo da estação Botafogo. É importante ressaltar que o itinerário das linhas de extensão poderá sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal. Os horários de funcionamento serão: sexta (5) sábado (6) e segunda (8), 5h à 0h; domingo (7) e terça (9), 7h às 23h.

Continua após a publicidade
Publicidade