Roubos de celular em Botafogo e Humaitá sobem quase 200% em um ano
Na madrugada de domingo, na Rua Real Grandeza, criminosos agrediram dois rapazes e levaram seus aparelhos
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam que Botafogo, Humaitá e Urca estão em descompasso com o resto do estado quando o assunto é roubo de celulares. Em agosto deste ano, foram registrados 60 casos na área da 10ª DP (Botafogo), que engloba os três bairros – uma aumento de 185,7% em relação a agosto de 2023, quando ocorreram 21 casos. No estado, esse crime também subiu, mas num percentual menor, de 28%: foi de 1.408 para 1.809. No caso dos furtos, houve uma alta de 36% (de 90 para 122), enquanto no estado foi registrada queda de 4% (de 2.918 para 2.797).
+ O que os candidatos à prefeitura do Rio à frente nas pesquisas pensam sobre problemas da cidade
No último domingo (22), imagens de um desses assaltos viralizaram em grupos de condomínios da região. Por volta das 2h daquele dia, dois rapazes foram cercados por quatro bandidos em duas motos no início da Rua Real Grandeza, a menos de 300 metros do Palácio da Cidade. Dois dos criminosos desceram dos veículos — um deles armado —, exigiram os celulares das vítimas e, aparentemente, fizeram com que elas fornecessem as senhas. Os jovens foram agredidos com tapas no rosto e um deles, derrubado no chão duas vezes. O ataque deixou a vizinhança assustada. Em nota, a Polícia Militar diz que não houve acionamento do 2º BPM (Botafogo) para o caso, acrescentando que “a unidade vem trabalhando com a delegacia da área para localizar e prender os criminosos que atuam naquela região”. Um grupamento em motocicletas para coibir esse tipo de ataque foi criado para ajudar neste trabalho.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em agosto de 2023, a região da 10ª DP não tinha registrado nenhum roubo de bicicleta, mas no mês passado foram 17 — quase a metade do número em todo o estado, que ficou em 44. Houve ainda 22 furtos de bicicleta na área, contra dez em agosto de 2023. Já os casos de roubo a transeuntes subiram de 35 para 85 na área de Botafogo, o que representa alta de 142,8%. A tendência foi na contramão do que aconteceu no estado como um todo, onde houve queda de 2%, de 2.633 para 2.585.