Virou lei: Rio terá semana de conscientização e combate à gordofobia
Resolução para enfrentar o preconceito foi adaptação de proposta apresentada por estudante no Parlamento Juvenil
A semana de conscientização e combate à gordofobia será celebrada anualmente durante a segunda semana do mês de setembro, segundo lei foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda (22).
+ Tá salgado! Ipanema e Gávea puxam alta nas taxas de condomínio
O objetivo da lei é enfrentar o preconceito que compromete a autoestima, e representantes do Governo do Estado ministrarão palestras e seminários relacionados à gordofobia, dentro das unidades estaduais de ensino. Pela lei, o 10 de setembro ficou definido como o Dia Estadual de Conscientização e Combate à Gordofobia no Rio.
A deputada Dani Monteiro (PSOL), uma das autoras da lei, afirmou que “É necessário intensificar a tolerância e o respeito aos direitos humanos, já que se está naturalizando um tratamento estigmatizado desde a infância com crianças, tendo continuidade na adolescência e fase adulta com pessoas acima do peso”.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A lei foi uma adaptação da proposta apresentada pelo estudante João Vitor Neves da Silva Bernardino, da cidade de Barra Mansa, na 13ª edição do Parlamento Juvenil, realizada em julho de 2022.