Rio supera Gramado entre os destinos mais desejados para o Natal
Segundo a pesquisa, 80% das operadoras de turismo avaliam as vendas de 2024 como positivas, entre ótimo e bom
A virada do ano se aproxima, e as expectativas das agências de turismo para 2025 são boas, principalmente quando o assunto é o Rio de Janeiro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O mais recente levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) apontou que a Cidade Maravilhosa é o destino mais buscado para reservas no Natal e no Réveillon.
Para o primeiro feriado, o Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar na lista de destinos mais procurados, seguido por Gramado, no Rio Grande do Sul, e Porto de Galinhas, em Pernambuco, na segunda colocação. Em terceiro lugar, estão empatadas a capital cearense, Fortaleza, Porto Seguro, na Bahia, e Recife, capital pernambucana.
+ Onde encomendar ceias de última hora para o Natal
Já para o Ano Novo, o Rio de Janeiro ocupa a primeira colocação, enquanto Fortaleza e Porto Seguro, na Bahia, vêm em segundo. João Pessoa, capital paraibana, Natal, no Rio Grande do Norte, e Recife figuram em terceiro lugar. Maceió, em Alagoas, e Salvador, capital baiana, estão muito próximos na quarta posição.
+ Maestro Isaac Karabtchesvky comemora 90 anos com concerto gratuito, ao ar livre
A Braztoa ouviu diversas operadoras associadas para avaliar o desempenho do setor. Segundo a pesquisa, 80% das operadoras avaliam as vendas de 2024 como positivas, entre ótimo e bom. Além disso, 46,6% das empresas preveem que o volume de embarques neste ano superará o de 2023, um reflexo do otimismo no setor, mesmo diante de desafios como instabilidade econômica, variação cambial e conflitos, apontados como os principais obstáculos de 2024.
As vendas para o final do ano também apresentam um panorama favorável, em todas as datas analisadas. Entre os destaques, 26,6% das operadoras apontaram vendas acima do esperado para embarques em dezembro, enquanto 20% relataram resultados superiores para o Natal. No Réveillon e em janeiro de 2025, o desempenho acima das expectativas foi registrado por 23,3%.
“As festas de fim de ano são um dos períodos mais importantes para o turismo, e estamos vendo um cenário positivo com boas expectativas na avaliação das próprias operadoras. Apesar dos desafios econômicos, o setor mostrou resiliência e forte poder de adaptação, confirmando o turismo como um vetor essencial para a economia e para a geração de experiências memoráveis”, comenta Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa.
Sasha diz que as ombreiras usadas por Xuxa inspiram suas criações
Ela enganou todo mundo! Marca de ovos de Gracyanne era ação publicitária
Doze perguntas para Kiki Garavaglia, amiga de Ângela Diniz
Alta performance para a gastronomia profissional
Dia Nacional do Samba celebra passado, presente e futuro da música





