Rio supera Gramado entre os destinos mais desejados para o Natal
Segundo a pesquisa, 80% das operadoras de turismo avaliam as vendas de 2024 como positivas, entre ótimo e bom

A virada do ano se aproxima, e as expectativas das agências de turismo para 2025 são boas, principalmente quando o assunto é o Rio de Janeiro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O mais recente levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) apontou que a Cidade Maravilhosa é o destino mais buscado para reservas no Natal e no Réveillon.
Para o primeiro feriado, o Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar na lista de destinos mais procurados, seguido por Gramado, no Rio Grande do Sul, e Porto de Galinhas, em Pernambuco, na segunda colocação. Em terceiro lugar, estão empatadas a capital cearense, Fortaleza, Porto Seguro, na Bahia, e Recife, capital pernambucana.
+ Onde encomendar ceias de última hora para o Natal
Já para o Ano Novo, o Rio de Janeiro ocupa a primeira colocação, enquanto Fortaleza e Porto Seguro, na Bahia, vêm em segundo. João Pessoa, capital paraibana, Natal, no Rio Grande do Norte, e Recife figuram em terceiro lugar. Maceió, em Alagoas, e Salvador, capital baiana, estão muito próximos na quarta posição.
+ Maestro Isaac Karabtchesvky comemora 90 anos com concerto gratuito, ao ar livre
A Braztoa ouviu diversas operadoras associadas para avaliar o desempenho do setor. Segundo a pesquisa, 80% das operadoras avaliam as vendas de 2024 como positivas, entre ótimo e bom. Além disso, 46,6% das empresas preveem que o volume de embarques neste ano superará o de 2023, um reflexo do otimismo no setor, mesmo diante de desafios como instabilidade econômica, variação cambial e conflitos, apontados como os principais obstáculos de 2024.
As vendas para o final do ano também apresentam um panorama favorável, em todas as datas analisadas. Entre os destaques, 26,6% das operadoras apontaram vendas acima do esperado para embarques em dezembro, enquanto 20% relataram resultados superiores para o Natal. No Réveillon e em janeiro de 2025, o desempenho acima das expectativas foi registrado por 23,3%.
“As festas de fim de ano são um dos períodos mais importantes para o turismo, e estamos vendo um cenário positivo com boas expectativas na avaliação das próprias operadoras. Apesar dos desafios econômicos, o setor mostrou resiliência e forte poder de adaptação, confirmando o turismo como um vetor essencial para a economia e para a geração de experiências memoráveis”, comenta Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa.