Maestro Isaac Karabtchevsky celebra 90 anos com concerto gratuito no Centro
Sempre atuante na popularização da música de concerto, ele rege apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica (Opes), da qual é titular, nesta sexta (27)

Um dos grandes expoentes da música de concerto na atualidade, o maestro Isaac Karabtchevsky, à frente da Orquestra Petrobras Sinfônica, celebra seus 90 anos regendo uma apresentação gratuita na Cinelândia, em frente ao Theatro Municipal, nesta sexta (27), às 19h.
O repertório inclui clássicos do gênero, como o movimento final de O Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky; a Marcha Radetzky, de Johann Strauss; o Bolero, composição mais conhecida de Maurice Ravel; a Dança Húngara nº 5, de Johannes Brahms; e a Valsa do Imperador, de Johann Strauss Jr.
+ Reflexões póstumas: Irene Ravache volta ao Rio com peça Alma Despejada
O programa inclui ainda a Toccata — Trenzinho do Caipira, das Bachianas Brasileiras nº 2, de Heitor Villa-Lobos; as danças Trepak e Valsa das Flores, de O Quebra-Nozes, e a Abertura 1812, todas de Tchaikovsky. Em caso de chuva, o concerto será transferido para o sábado (28), no mesmo horário.
Filho de judeus ucranianos, Isaac Karabtchevsky nasceu em São Pauo, sendo filho de uma cantora lírica com passagem pela Ópera de Kiev. Iniciou a carreira tocando oboé, tendo sido pupilo de Walter Bianchi. Na Escola Livre de Música, estudou harmonia, composição e regência coral e sinfônica com o alemão Hans-Joachim Koellreuter.
Karabtchevsky foi maestro da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), que assumiu em 1962 e onde ficou por 22 anos. Na Europa, foi diretor artístico da Orquestra Tonkünstle, de Viena (1988 a 1994), do Teatro La Fenice, de Veneza (1995 a 2001), e a Orchestre National des Pays de la Loire, da região homônima, na França (2004 a 2010).
Sempre atuante na popularização da música de concerto, apresentou o programa A Grande Noite, na TV Tupi, no início dos anos 70. Também esteve à frente das atrações Concertos Para a Juventude e dos Concertos Internacionais, na Globo.
+ Desafio ao machismo: peça King Kong Fran tem apresentação única no Rio
Em 1972, criou, ao lado do jornalista e empresário Roberto Marinho, o Projeto Aquarius, com o objetivo de levar a música de concerto ao povo, em apresentações gratuitas em espaços públicos, como a Quinta da Boa Vista. Sua popularidade foi tamanha que, em 2015, foi o enredo da Unidos de Vila Isabel, O Maestro Brasileiro Está na Terra de Noel, tendo desfilado na escola.
Desde 2000, dirige, na Itália, no Musica Riva Festival, masterclasses para maestros do mundo inteiro. Em 2004, assumiu a direção da Orquestra Petrobras Sinfônica (Opes). Em 2011, se tornou o regente titular da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, a primeira do mundo formada em uma favela.
Praça Floriano, Centro. Sex. (27), 19h. Grátis. Em caso de chuva, o concerto será transferido para o sábado (28), no mesmo horário.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui