A ressaca continua: Marinha alerta para ondas de até 3,5 metros no Rio
Neste domingo (5), mar invadiu calçadão e ruas da Zona Sul, como Ipanema e Leblon; veja vídeos
A orla da cidade do Rio de Janeiro continua sujeita a ressaca nesta segunda (6). Um alerta de ondas de até 3,5 metros emitido pela Marinha do Brasil vale até 18h. No domingo (5), o mar invadiu o calçadão e chegou a atingir a rua em trechos da Zona Sul, como Ipanema e Leblon. Frequentadores da praia foram surpreendidos pelo aumento repentino do nível do mar, quando estavam na areia. A previsão é de que o mar continue agitado durante a terça (7).
+ “Lamentável”, afirma colégio sobre montagens com fotos de alunas nuas
Os bombeiros tiveram que resgatar duas pessoas em Ipanema, na manhã deste domingo (5). O Grupamento Marítimo da área mantém as buscas por um adolescente de 16 anos que desapareceu depois de mergulhar. Os guarda-vidas contam com a ajuda de motos aquáticas, helicópteros e drones. Durante o fim de semana — de sexta até o domingo — o Corpo de Bombeiros já foi acionado para sete ocorrências de afogamento no Estado do Rio de Janeiro.
Garis da Comlurb trabalharam pela manhã desta segunda (6) para retirar grande quantidade de areia das vias. As avenidas Vieira Souto, em Ipanema, e Delfim Moreira, no Leblon, tiveram que ser interditadas. O Centro de Operações (COR) da prefeitura do Rio orienta que os banhistas evitem banhos de mar em áreas de ressaca, tráfego nas ciclovias nesses locais, prática de esportes no mar e a permanência em mirantes da orla em período de fortes ondas.
A cidade foi atingida por uma frente fria entre sexta (3) e sábado (4). Ela veio acompanhada de um ciclone extratropical que provocou a intensificação e persistência dos ventos em uma área no mar, chamada pelos meteorologistas de pista, o que resultou na formação de grandes ondas que chegaram ao litoral do Rio, configurando a ressaca, que é quando as ondas chegam a partir de 2,5 metros na costa.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Nesta segunda (6), o céu ficará nublado, mas não há previsão de chuva. Os ventos estarão moderados, mas pode haver rajadas fortes durante a tarde, principalmente na região litorânea, segundo o COR. A mínima é de 18º e a máxima de 27º. Até quinta (9), não há previsão de chuva na cidade. De acordo com o Alerta Rio, haverá redução de nebulosidade na cidade e os ventos estarão fracos a moderados. As temperaturas estarão em elevação durante o período, com máxima entre 30º e 33º. Segundo o Climatempo, na quinta (9) haverá um aumento de nuvens e pancadas de chuva durante a noite.