Reserva Ink: marca carioca lança plataforma de personalização de roupas

A proposta da grife carioca é que empreendedores consigam erguer um negócio com pouco mais de 129 reais por mês

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 11 fev 2020, 15h22 - Publicado em 10 fev 2020, 12h41
Rony Meisler
Rony Meisler: nova marca da Reserva pensa nos empreendedores (Reserva/Divulgação)
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A grife carioca Reserva anunciou a compra da startup Touts, de personalização de roupas, e lançou uma plataforma batizada de Reserva Ink (tinta, em inglês). No serviço, haverá a opção de customizar estampas de roupas e, em seguida, vender as peças online.

Uma vez criadas as peças, a fabricação, logística e o estoque ficam todos por conta da Reserva Ink, que fará as roupas na mesma fábrica já usada pelo Grupo Reserva, no Rio de Janeiro.

Pagando uma mensalidade de 129 reais e mais uma porcentagem por cada venda, o empreendedor parceiro da Reserva Ink consegue montar uma marca e um loja online, hospedadas na plataforma. Depois, com as ferramentas disponíveis, consegue personalizar roupas pré-prontas com as estampas que deseja. Por ora, apenas camisetas poderão ser produzidas, mas, no futuro, o objetivo é inserir opções de bonés, bolsas e outros produtos.

Serão abertos quatro quiosques da Reserva Ink no Rio de Janeiro, a partir de março.

Camiseta Reserva Ink
Reserva Ink: juntando a fome com a vontade de comer (Divulgação/Divulgação)
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Há uma série de estampas prontas sugeridas, mas os donos das marcas poderão também enviar ilustrações customizadas, além de definir o preço final do produto.

A única parte do processo que é de responsabilidade de cada associado ao Reserva Ink é a estilização das peças e o marketing digital da loja, para atrair vendas. Os produtos serão vendidos no próprio site da loja e também em marketplaces parceiros.

A projeção para a Reserva Ink é faturar 5 milhões de reais somente no Rio de Janeiro neste primeiro ano. O projeto inclui uma plataforma de educação sobre empreendedorismo, com aulas para começar a empreender, promover ações de marketing, escalar um negócio e controlar as finanças da empresa.

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Com a fusão, a marca Touts desaparece, e os fundadores ficam à frente do comando operacional da Reserva Ink. Boa parte da equipe da startup também foi mantida.

A nova empresa vai englobar ainda a ferramenta Faça.VC, lançada pela reserva no ano passado e voltada ao cliente pessoa física, permitindo que os compradores da Reserva customizem a própria camiseta — um modelo mais básico, no site, sai por 129,90 reais (mais frete). Com a integração com a Touts, o Faça.VC ganha mais opções de estampas para o cliente final da Reserva.

A nova empresa nasce com a chancela da Reserva, que faturou faturou 400 milhões de reais em 2019 e pontos de venda em 83 lojas físicas próprias e mais de 1.400 lojas multimarcas Brasil afora. O conglomerado também foi além da moda masculina e inclui hoje as marcas Reserva Mini, Eva, Ahlma e Oficina, com peças femininas e infantis e 2.000 funcionários.

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