Continua após publicidade

Reformada em setembro, escultura mais antiga do país é novamente depredada

Ladrões furtam estrelas de metal do gradil de D.Pedro I, na Praça Tiradentes

Por Da Redação
2 dez 2022, 11h48

Nem bem foi reformado pela prefeitura do Rio para a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022), em setembro passado, e o monumento de D. Pedro I, na Praça Tiradentes, já foi vandalizado por ladrões de metais. A primeira escultura pública do país teve pelo menos oito estrelas de ferro instaladas na parte superior de um gradil que a protege furtadas. Outros cinco pedaços do gradeamento, em forma de seta e instalados na parte inferior, também foram levados.

+ Prefeitura retira anúncio de circo colocado sobre painel de arte no Leblon

Fabricada na Europa, a estátua equestre de D. Pedro I foi inaugurada na Praça da Constituição, atual Praça Tiradentes, em março de 1862. O monumento foi encomendado por D.Pedro II para homenagear o pai.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Este tipo de furto se tornou uma triste rotina na cidade. Depois de retiradas por usuários de drogas ou ladrões, as peças de metal são levadas para ferros-velhos clandestinos ou irregulares. Misturadas às legais, elas são vendidas, em lotes por tipo de metal, para ferros-velhos de médio porte. Dai em diante, em geral com nota fiscal, os fardos são revendidos para empresas recicladoras, encarregadas do beneficiamento do material, que é limpo e prensado. E ingressa na indústria de transformação — siderúrgicas, metalúrgicas e laminadoras. Já como metais (em tarugos), alimenta outras indústrias: as que produzem bens de consumo, podendo virar engrenagens, vergalhões, fios e até carcaças de automóveis.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.