“Todos os quiosques usarão energia limpa ainda em 2022”, diz presidente da Orla Rio
Durante o Encontros Veja Rio, João Marcello Barreto falou sobre novos quiosques e projetos que envolvem a sustentabilidade
Ainda este ano, os quiosques da orla carioca ganharão um novo incentivo para se tornarem mais sustentáveis. Segundo o presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto, todos os estabelecimentos serão abastecidos com energia renovável em parceria com uma Fazenda Solar. Desenvolvido pela empresa Nextron, o campo de painéis solares deverá ser concluído até julho de 2022 em Vassouras, na região Centro-Sul do estado do Rio.
+ Sétima edição do Encontros VEJA RIO reúne personalidades da cidade
“Como não é possível cada local ter seu próprio painel solar, a fazenda será uma forma de implantar o uso de energia limpa. Os quiosques poderão economizar energia e contribuir com a não-emissão de carbono na atmosfera”, disse o presidente durante a sétima edição do Encontros Veja Rio, que reuniu personalidades cariocas nesta segunda (21) no Hotel Fairmont, em Copacabana.
A sustentabilidade também será o foco de um novo quiosque em São Conrado planejado em parceria com o Hotel Nacional, que contará com um projeto de cunho social e ambiental desenvolvido pela prefeitura. “Queremos transformar o espaço em um laboratório, trazendo projetos como Salvemos São Conrado, Instituto Lixo Zero, Route Brasil e outros atores, para propagar questões relacionadas ao meio ambiente, envolvendo a comunidade ao redor”, disse o presidente.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Desde o ano passado, a orla carioca tem ganhado uma nova leva de quiosques variados. Segundo a Orla Rio, foram 31 estabelecimentos revitalizados até o fim de 2021. Neste ano, mais nove foram abertos. Entre eles, está o recém-inaugurado Tatuí, no Leme, que começou a operar no último sábado (19) com o compromisso ambiental de se tornar o primeiro quiosque lixo zero – ou seja, que realizará o aproveitamento total de resíduos.