Novos ares: como ficará a Quinta da Boa Vista após obras de revitalização
Reforma, que inclui revitalização de monumentos, infraestrutura e paisagismo, é uma das ações da prefeitura para comemorar o Bicentenário da Independência
Parte de um conjunto de ações promovidas pela prefeitura do Rio para a comemoração do Bicentenário da Independência, teve início nesta sexta (13) a grande revitalização da Quinta da Boa Vista, no bairro imperial de São Cristóvão. Um dos locais mais emblemáticos da história do Brasil, a Quinta terá monumentos restaurados, além de elementos do parque, como calçadas, quadras esportivas e banheiros, recuperados. Executado pela Secretaria municipal de Conservação, o projeto está orçado em 14,6 milhões de reais.
+ Construído nos anos 60 em Ipanema, Hotel Everest fecha e terá novo destino
“A Quinta da Boa Vista é a mais simbólica de todas as intervenções que vamos fazer para o Bicentenário da Independência. Tem muito tempo que esse parque não passa por uma reforma completa de seus equipamentos históricos, como as esculturas e os portões. Vamos buscar, ao longo dos próximos meses, até o dia 7 de setembro, ter esses espaços plenamente recuperados”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que deu a partida nos trabalhos, acompanhado pela secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, e pelo subprefeito do Centro, Leonardo Pavão.
As ações de revitalização ocorrem em duas frentes simultâneas: uma voltada para toda a área do parque e outra dedicada exclusivamente aos monumentos. As equipes vão recuperar o gradil que cerca a Quinta da Boa Vista, a pavimentação das vias internas, os meios-fios, as calçadas, as rampas de acessibilidade, duas quadras esportivas e uma em grama sintética, o campo de saibro e os banheiros.
+ Upcycling: arquitetos transformam móveis e acessórios que iriam ao lixo
Também serão executadas melhorias no sistema de drenagem, com a limpeza do canal, a implementação de 30 metros de galerias de águas pluviais, 12 caixas de ralo e três poços de visita. Ainda estão previstos no plano de revitalização o tratamento paisagístico do local, a demarcação de pista de corrida, a instalação de bancos e mesas de concreto, um deque em madeira para pedalinhos, um bicicletário e equipamentos para Academia da Terceira Idade (ATI).
Já o trabalho nos monumentos começa pela Gruta e a Cascata. Também serão restaurados os quatro portões da Quinta da Boa Vista, o Templo de Apolo, o Pagode Chinês, os dólmens de meditação, as esculturas Canto das Sereias e Serpente, o busto de José Bonifácio, a estátua de D. Pedro II e os elementos em rocaille, como pontes, bancos e guarda-corpos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Daqui a 15 dias, vamos começar a revitalização de todo o entorno da Quinta, recapeando vias como o Largo da Cancela, a Avenida Pedro II e a Avenida São Cristóvão. Em setembro, toda essa área estará de cara nova“, avisou a secretária de Conservação.
A revitalização também inclui o jardim-terraço, que pode ser visto da Alameda das Sapucaias, com previsão de início das obras para até 15 dias. E tanto o muro quanto a balaustrada, os vasos e os postes serão recuperados. Os ladrilhos hidráulicos da escada passarão por limpeza, enquanto nos canteiros o serviço a fazer é o de capina e recomposição.