Continua após publicidade

Quarta onda de calor do ano permanece no Rio até o dia 10 de maio

Sistema de alta pressão impede a formação de nuvens de chuva entre as regiões Sul e Centro-Oeste

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 abr 2024, 12h15 - Publicado em 29 abr 2024, 12h15
calor
Calorão: seres humanos conseguem sobreviver por seis horas em uma temperatura de bulbo úmido acima de 35ºC; que equivale a 45ºC com 50% de umidade, resultando em sensação térmica de 71ºC. (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Em pleno outono, o calor segue implacável e não dá trégua aos cariocas. Neste domingo (28), a sensação térmica chegou a 42,9ºC na cidade.

De acordo com o sistema Alerta Rio, essa é a média das sensações térmicas mais altas registradas nas estações de Irajá, Jardim Botânico, Riocentro, Guaratiba, Santa Cruz, Alto da Boa Vista e São Cristóvão. A temperatura chegou a 39,1ºC, em Guaratiba.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

As temperaturas vêm se mantendo, desde a semana passada, cerca de cinco graus acima da média para o mês de abril, que é de 27,3ºC. Os números configuram uma onda de calor. De acordo com meteorologistas do Climatempo, essa tendência deve continuar pelo menos até o dia 10 de maio.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

“O sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas (ver imagem abaixo), além de intensificar a circulação do ar, o que impede a formação de nuvens de chuva intensas e eleva ainda mais as temperaturas”, explica o meteorologista Guilherme Borges, do Climatempo.

onda-de-calor
Onda de calor: as temperaturas atípicas para abril e maio ocorrem por conta de sistema de alta pressão impedindo chuva (Climatempo/Reprodução)

A semana tem previsão de sol e temperaturas elevadas. O sistema Alerta Rio, da prefeitura, aponta que, nestas segunda (29) e terça (30), o céu varia entre claro e parcialmente nublado e sem chuva, e as temperaturas seguem acima de 33 graus. Não deve chover nos próximos sete dias. A umidade relativa do ar pode apresentar valores entre 21% e 30% no período da tarde em pontos isolados.

+ Três academias, 45 baús de figurino… A bagagem de Madonna

Portanto, o show da Madonna, que acontece no sábado (4), em Copacabana, não deve ter chuva, mas muito calor.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.