Quarta onda de calor do ano permanece no Rio até o dia 10 de maio
Sistema de alta pressão impede a formação de nuvens de chuva entre as regiões Sul e Centro-Oeste
Em pleno outono, o calor segue implacável e não dá trégua aos cariocas. Neste domingo (28), a sensação térmica chegou a 42,9ºC na cidade.
De acordo com o sistema Alerta Rio, essa é a média das sensações térmicas mais altas registradas nas estações de Irajá, Jardim Botânico, Riocentro, Guaratiba, Santa Cruz, Alto da Boa Vista e São Cristóvão. A temperatura chegou a 39,1ºC, em Guaratiba.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
As temperaturas vêm se mantendo, desde a semana passada, cerca de cinco graus acima da média para o mês de abril, que é de 27,3ºC. Os números configuram uma onda de calor. De acordo com meteorologistas do Climatempo, essa tendência deve continuar pelo menos até o dia 10 de maio.
“O sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas (ver imagem abaixo), além de intensificar a circulação do ar, o que impede a formação de nuvens de chuva intensas e eleva ainda mais as temperaturas”, explica o meteorologista Guilherme Borges, do Climatempo.
A semana tem previsão de sol e temperaturas elevadas. O sistema Alerta Rio, da prefeitura, aponta que, nestas segunda (29) e terça (30), o céu varia entre claro e parcialmente nublado e sem chuva, e as temperaturas seguem acima de 33 graus. Não deve chover nos próximos sete dias. A umidade relativa do ar pode apresentar valores entre 21% e 30% no período da tarde em pontos isolados.
+ Três academias, 45 baús de figurino… A bagagem de Madonna
Portanto, o show da Madonna, que acontece no sábado (4), em Copacabana, não deve ter chuva, mas muito calor.