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Programa Rio de Janeiro a Janeiro recebe 678 inscrições

O programa, que pretende retomar a economia do Rio por meio do estímulo ao turismo, organizará cerca de 100 eventos por ano

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 dez 2017, 12h32 - Publicado em 26 dez 2017, 11h49
Cariocas e turistas lotaram praias da zona sul no último fim de semana  (Tomaz Silva/Divulgação)
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O Programa Rio de Janeiro a Janeiro, que promove uma agenda turística para o ano de 2018, recebeu 678 inscrições de projetos culturais, esportivos e corporativos candidatos a uma vaga na iniciativa, lançado em setembro. O objetivo é estimular o fluxo de turistas e a criação de empregos, com cerca de 100 eventos estratégicos, que podem colabor na recuperação econômica do estado.

Os dados das inscrições foram divulgados nesta segunda-feira (25) pelo Ministério da Cultura (MinC), que lidera o programa em parceria com as pastas do Desenvolvimento Social, do Turismo e do Esporte, governos do estado e do município, iniciativa privada, empresas estatais e Sistema S.

Cerca de metade dos eventos cadastrados é inédita e a maior parte é cultural, com 81%. Os esportivos somam 13% e os corporativos são 6%. Do total, 63% são propostas para a capital, 32% para o interior e 4% para a região metropolitana.

Segundo o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, o resultado das inscrições superou a expectativa e mostrou que o programa foi reconhecido e valorizado pelo setor de eventos do Rio de Janeiro.

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As inscrições foram feitas no Portal da Fundação Getulio Vargas (FGV) entre os dias 16 de novembro e 15 de dezembro. A FGV passa, agora, a avaliar os eventos com base no impacto turístico, na atração de investimentos, na geração de emprego e renda, na inclusão social e no potencial de continuidade e expansão, de acordo com o MinC. Não há um número máximo de eventos para entrar no calendário, que já conta com 93 eventos, e os selecionados serão anunciados no fim de janeiro.

Com a entrada para o calendário oficial Rio de Janeiro a Janeiro, os eventos podem ter o apoio das leis federais de incentivo à cultura e ao esporte e patrocínio de empresas estatais. A previsão é de investimentos de R$ 1 bilhão, somando todos os apoiadores, sendo R$ 150 milhões do governo federal.

A FGV vai medir o impacto cultural, social e econômico dos eventos e divulgará relatórios trimestrais e uma avaliação final. De acordo com a fundação, a expectativa é de que o programa gere um incremento de 20% no fluxo de turistas, com impacto de R$ 6,1 bilhões na economia do estado e a geração de 170 mil empregos.

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O primeiro evento oficial do Calendário Rio de Janeiro a Janeiro é o Réveillon, que atrai 2,7 milhões de turistas para a queima de fogos em Copacabana. A ocupação hoteleira para o período já ultrapassa os 80%, chegando a 92% em Copacabana e no Leme.

 

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