Continua após publicidade

Novo programa: circuito de mirantes é inaugurado no Pão de Açúcar

O projeto inclui 14 pontos que terão informações históricas e com recursos multimídia sobre as paisagens observadas e o Parque Bondinho

Por Redação
Atualizado em 1 abr 2022, 12h56 - Publicado em 1 abr 2022, 12h54
Imagem mostra o Pão de Açúcar
Patrimônio fechado: em fim de semana lotado de turistas, quem queria passear no Pão de Açúcar ficou frustrado (./Divulgação)
Continua após publicidade

O Parque Bondinho Pão de Açúcar e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) inauguraram nesta semana o Circuito Histórico dos Mirantes, que abrange 14 pontos no Parque. Neles são disponibilizadas placas informativas em português, inglês, espanhol e braile, incluindo conteúdo em áudio através de QR codes, destacando a história da cidade e do bondinho.

A ideia é enriquecer a experiência do visitante no Parque e contribuir com contextualizações históricas sobre o bem cultural e o ambiente em que ele está inserido, abordando pontos como a trajetória de inovação tecnológica do mais antigo teleférico em operação no mundo.

Compartilhe essa matéria via:

A parceria do Parque Bondinho e o Iphan ocorreu em 2021, e as instituições desenvolveram o conteúdo disponibilizados e os nomes dos mirantes, batizados em homenagem a marcos da história local como o Mirante dos Navegadores, localizado no Morro da Urca, onde é possível ver por onde os navios dos primeiros expedicionários chegaram às terras cariocas, e o Mirante dos Pioneiros, que conta a história sobre a fundação do bondinho.

+Atividades econômicas nas praias cariocas movimentam R$ 4 bilhões por ano

Continua após a publicidade

Tombado pelo Iphan em 1973, o Parque Bondinho Pão de Açúcar é reconhecido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Desde sua fundação, em 1912, já recebeu mais de 50 milhões de visitantes.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O Circuito Histórico dos Mirantes vai compor o Circuito Histórico-Paisagístico do Rio, que será desenvolvido nos próximos meses. Além do Parque Bondinho, serão incluídos percursos pelo Cristo Redentor e a Floresta da Tijuca.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.