Continua após publicidade

Professor do colégio Pedro II é condenado por assédio sexual

Caso aconteceu em 2012 e aluno recebeu propostas sexuais em troca de aprovação em disciplinas

Por Renata Magalhães
24 mar 2017, 15h45

O professor do colégio Pedro II Haroldo Nobre Lemos foi condenado por assédio sexual a um de seus alunos, de acordo com decisão do 1° Tribunal Federal Regional. O caso, que só veio à tona agora, aconteceu em 2012 e a condenação ocorreu no ano passado. O juiz do caso também determinou a perda do cargo de professor na instituição. A defesa não informou detalhes sobre o processo, mas o Ministério Público Federal (MPF) adiantou que já foi feito recurso em segunda instância.

As conversas de cunho sexual com o aluno teriam ocorrido via FacebookSegundo a acusação, o estudante, da Unidade Tijuca II, procurou o professor, hoje aposentado, para ter mais informações sobre uma greve em andamento. A partir desse momento, o adolescente, que estaria tendo problemas com uma disciplina, passou a receber mensagens e imagens sexualmente explícitas, e promessas de intervenção acadêmica que protegeriam o aluno da reprovação.

Em sua decisão, o juiz Marcos Andre Bizzo Moliari, da 1ª Vara Federal Criminal do Rio, diz que “o acusado possuía poder de mando sobre a vítima decorrente do seu decisivo poder de influência sobre a mesma que se deixou ludibriar pela promessa de benefícios junto a direção da escola”. A pena de dois anos de prisão foi substituída pelo pagamento de cinco salários mínimos e outra de prestação de serviços a comunidade. Em nota, a instituição disse que, apesar de a decisão judicial determinar a exoneração do professor (que chegou a ser afastado de sala de aula para exercer funções administrativas, e se tornou assessor da Diretoria, e hoje está aposentado), a instituição “deve aguardar a decisão final para acatar tal penalidade”.

 

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.