Continua após publicidade

Como é o primeiro edifício comercial revertido em residencial no Centro

Começo das vendas está previsto para o fim de abril. Serão 98 apartamentos de 29 e 32 metros quadrados, na Rua Gonçalves Dias

Por Redação
11 mar 2024, 15h52
rua-centro-predio
Gonçalves Dias: rua é onde está situada a histórica Confeitaria Colombo (Rafael Catarcione/Riotur)
Continua após publicidade

Situado na Rua Gonçalves Dias, um prédio com antigo uso comercial passará a contar com apartamentos para abrigar 98 famílias. Trata-se do primeiro imóvel da região a ser beneficiado pelo Reviver Centro, projeto da prefeitura que oferece incentivos financeiros a construtoras para implantar prédios residenciais no bairro. A intenção da medida é aumentar o movimento na região, que sofreu com o esvaziamento no período de pandemia.

+ Morte no Riocentro: família alega negligência da produção de show

O edifício em obras fica a poucos metros da histórica Confeitaria Colombo, uma região bastante frequentada durante o dia por turistas. O início da venda das unidades está previsto para o dia 30 de abril e os preços ainda estão em análise. A previsão de entrega é de 90 dias após essa data. Os novos moradores poderão ocupar unidades entre 29 e 32 metros quadrados e aproveitar ainda uma área com piscina.

Dos andares mais altos, há vista para pontos como a Igreja da Candelária. O condomínio terá também uma parte comercial, com três andares destinados a lojas e entrada independente dos apartamentos. Não há estacionamento incluso no projeto.

Compartilhe essa matéria via:

Para dar nova função ao prédio, foram diversos os desafios enfrentados durante a reforma. “Foi preciso planejar banheiros para cada unidade, fazer novas instalações elétricas, redividir espaços, abrir novas janelas. Só de novas tomadas foram instalados cerca de 500 pontos. Isso sem contar a dificuldade logística para remover entulho no Centro. Isso só é viável durante a noite”, contou ao jornal O Globo Victor Tulli, sócio-fundador da Lobie, gestora de locação e administração condominial do edifício.

Além do prédio na Gonçalves Dias, outros nove projetos também tem saído do papel, de acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon). Três foram fechados durante o Reviver Centro 1 e outros seis após a sanção do Reviver 2, que oferece ainda mais incentivos, como isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e redução do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

+ Caso Rodrigo Crespo: o que a polícia ainda precisa esclarecer sobre crime

Em maio, haverá o lançamento do condomínio Cores do Rio, com 54 apartamentos, na Rua Irineu Marinho. Nos próximos meses, o Casa Mauá, que reformou o antigo Hotel São Francisco, também deverá receber os primeiros moradores dos seus 232 apartamentos.

Continua após a publicidade

Na agitada região do mercado popular da Saara, na Rua Buenos Aires, outro edifício deverá entrar em obras até julho. O projeto prevê, inicialmente, seis apartamentos com até 32 metros quadrados e outros dezesseis com até 40 metros quadrados, no espaço onde funcionava a Faculdade Mackenzie. Uma sala de aula, por exemplo, será transformada em dois apartamentos.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Os andares mais altos terão uma vista que contempla o Cristo Redentor. O condomínio terá um anexo de três andares para serviço e garagem, com somente 17 vagas.

Foram já emitidas 36 licenças para construções com incentivos do Reviver, segundo informações da Secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico. Caso todos os projetos avancem, o Centro ganhará 2.761 apartamentos e 39 pontos de lojas comerciais.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.