Clique e assine por apenas 7,90/mês

Prefeitura vai criar novo padrão para calçadas

Praça Serzadelo Correa será a primeira a receber os blocos pré-moldados de concreto

Por Redação Veja Rio - 2 out 2017, 14h06

Calçadão

O calçamento de pedras portuguesas pretas e brancas que lembra as ondas do mar pode ganhar companhia em breve. Em breve, a prefeitura deve adotar um novo tipo de calçada.

A notícia foi divulgada nesta segunda (02) por um jornal de grande circulação da cidade. De acordo com a reportagem, a praça Serzadelo Correa, em Copacabana, será a primeira a receber os blocos pré-moldados de concreto. Segundo representantes da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, o novo formato será aplicado apenas em áreas nas quais o calçamento tradicional já se encontra descaracterizado.

Além do novo tipo de calçada, a prefeitura pretende criar uma escola para formar especialistas em pedras portuguesas. A iniciativa depende de apoio do BNDES para sair do papel. Hoje, a cidade conta apenas 30 profissionais com esse perfil à sua disposição, revela a reportagem. Trazidas em 1906 pelo prefeito Pereira Passos, as pedras portuguesas ocupam atualmente 1,2 milhão de metros quadrados da cidade.

Continua após a publicidade

É muito comum que o carioca caminhe pelas calçadas desviando de buracos. Entre janeiro e junho deste ano, eles foram alvo de 1,6 mil reclamações feitas ao serviço 1746 da prefeitura. A expectativa é que a escola e o novo tipo de calçamento ajudem a mitigar o problema.

Publicidade