Continua após publicidade

Carnaval com acessibilidade: órgão da prefeitura traduz sambas em libras

Trabalho da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia começou assim que os sambas-enredo foram divulgados pelas agremiações

Por Marcela Capobianco
14 fev 2020, 12h28

Um grupo de tradutores da Central Carioca de Intérpretes de Libras (CCIL), da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, transformou em libras todos os sambas do grupo especial deste ano. As traduções foram gravadas e divulgadas nas redes sociais do órgão.

Para que o serviço estivesse pronto às vésperas do carnaval, o trabalho dos intérpretes começou meses antes. Assim que os sambas foram divulgados, os profissionais iniciaram pesquisas e estudos das letras.

A intérprete de libras Alyne Medeiros foi responsável pela tradução dos sambas da escolas Beija-flor de Nilópolis, Grande Rio, São Clemente e Viradouro. Segundo ela, o desafio foi transformar palavras e termos que não são comuns da linguagem de sinais em gestos.

A Central Carioca de Intérprete de Libras oferece serviços gratuitos para a comunidade surda. Cerca de trezentos deficientes procuram o órgão para realizar ligações e resolver pendências relacionadas a transportes e emprego.

A central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (Ciad) Mestre Candeia, que fica na Avenida Presidente Vargas, 1997, Centro. Para mais informações sobre o serviço, é recomendável entrar em contato pelo telefone 2224-1227 ou pelo e-mail centraldelibras@smpd.rio.rj.gov.br.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.