Clique e assine por apenas 4,90/mês

Prefeitura firma acordo científico com a Nasa

A parceria servirá para a cidade melhorar sua atuação na prevenção e ações contra desastres naturais, e contará com rede de satélites da agênxcia americana

Por Redação Veja Rio - Atualizado em 5 dez 2016, 11h27 - Publicado em 2 mar 2016, 17h25

O trabalho de prevenção a catástrofes no Rio terá um apoio poderoso de tecnologia. O município firmou um acordo de cooperação com National Aeronautics and Space Administration, a Nasa. A ideia é promover um intercâmbio de interesses científicos no trabalho de monitoramento de risco e resposta a desastres. Os resultados dessa parceria aperfeiçoarão os atributos únicos e complementares dos Satélites de Observação da Terra da Nasa, com seus sistemas de dados, e a capacidade do Rio de monitoramento e gestão de crise.

A Nasa fornecerá em tempo real dados e imagens de sua rede de satélites de observação da Terra, que são de livre acesso ao público. A cidade por sua vez fornecerá dados e avaliará o uso operacional e a rotina de aplicação dessas informações para monitorar projetos e apoiar suas decisões e ações.

+ Chuvas já mataram cinco pessoas e deixaram centenas desabrigadas

A Earth Science Division da Nasa desenvolve produção científica do sistema terrestre e sua reação às mudanças naturais ou provocadas pelo homem e procura melhorar a previsão do tempo e clima, especialmente sobre desastres naturais. O projeto consiste em uma série coordenada de satélites e missões aéreas para observações globais de longo prazo da superfície terrestre, da biosfera, da superfície sólida, da atmosfera e de oceanos, num sistema integrado.

Publicidade