Clique e assine com até 65% de desconto

Prefeitura faz choque de ordem na Void e retira mobiliário

Misto de loja e bar em Botafogo foi alvo de fiscalização nesta quarta (19), que alegou irregularidade na ocupação da calçada da Rua Voluntários da Pátria

Por Rafael Cavalieri 19 jul 2017, 13h21

A unidade de Botafogo da Void, misto de loja e bar badalada e reduto de gente descolada, foi alvo de uma ação de ordenamento comandada pela Superintendência da Zona Sul na manhã desta quarta (19), pouco depois das 11h. Mesas, cadeiras, bancadas, miniarquibancada e até o armário onde ficavam cascos de cerveja vazios foram retirados por agentes da Prefeitura do Rio. Trata-se da segunda etapa da operação que já havia proibido bares da região de ocupar espaços como o viaduto no fim da Rua Voluntários da Pátria, além de parte da calçada do mesmo logradouro.

+ Baderna em áreas boêmias cria transtorno para moradores

As outras lojas não foram afetadas por não terem mesas ou cadeiras fixadas na calçada. Esse, aliás, foi o ponto defendido por Marcelo Maywald, da Superintendência Regional da Zona Sul. O funcionário público afirmou que a Void Botafogo não tinha autorização para ocupar daquela maneira o espaço público.

No caminhão, o mobiliário sendo levado Rafael Cavalieri/Veja Rio

“Foram realizadas reuniões prévias e eles estavam cientes das regras. É irregular esta ocupação e por isso fizemos o recolhimento das mesas. Cansamos de ouvir reclamações de moradores e transeuntes”, afirmou Marcelo, que diz não ter a intenção de prejudicar nenhum tipo de comércio. “Sabemos que é grave a crise, mas não podemos deixar que isso atrapalhe a ordem pública. É preciso um mínimo de organização para todos saírem ganhando”, completou.

A ação ocorreu na manhã desta quarta (19) e chamou atenção dos comerciantes vizinhos Rafael Cavalieri/Veja Rio

As novas regras acordadas, segundo Maywald, incluem, entre outros pontos, horários para fechamento, fim de som amplificado no exterior dos estabelecimentos e mesas móveis que deixem um espaço livre de dois metros na calçada. Os horários definidos são de domingo a quarta até 1h, quinta até as 2h, e sextas e sábados até 3h.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade