Carnaval em Paquetá: prefeitura volta atrás e desiste do evento-teste
Festejos seriam realizado neste mês de setembro, após a vacinação com a segunda dose de todos os moradores da ilha
Diante do aumento de casos de Covid-19 e da circulação da variante Delta no Rio, a prefeitura desistiu da realização de um carnaval fora de época em Paquetá. A festa estava prevista para setembro e seria um ‘evento-teste’ para avaliar os efeitos da imunização, após todos os moradores da ilha receberem as duas doses contra a Covid-19.
+ Segue o baile: festa clandestina com 700 pessoas na Barra é interditada
Segundo o prefeito Eduardo Paes, a Secretaria de Saúde deve lançar em breve um cronograma de abertura no local considerando apenas o aspecto sanitário. “A festa a gente deixa para o carnaval”, afirmou Paes em um evento no sábado (5).
+ Coronavírus: cariocas tentam fraudar o ‘passaporte da vacina’
Anunciada em junho pelo prefeito, a folia aconteceria após quinze dias sem nenhum registro de novas contaminações entre os moradores. O evento seria fechado apenas para a população local, mas a prefeitura ainda não havia informado como seria realizado o monitoramento dos participantes.
+ Covid-19: número de cariocas com segunda dose em atraso reduz 40%
Na época do anúncio, a decisão gerou polêmica e foi alvo de críticas entre os habitantes da ilha, que não foram consultados sobre os cortejos. “Entendemos como um desrespeito sermos informados, pela imprensa, sobre a possibilidade de um ‘carnaval fora de época’ a título de evento-teste”, afirmou em nota a Associação de Moradores de Paquetá – Morena.
Viralizou: veja as hilárias cenas de um domingo em Copacabana
O anúncio da micareta caiu, ainda em junho, como uma bomba em Paquetá. “Foi um atropelo enorme, ficou um tom de oba-oba absurdo”, disse a VEJA RIO Conceição Campos, uma das diretoras da Morena. Era consenso por lá que o lá que o prefeito se havia se precipitado ao agendar a festa, mesmo sob a condição de “tudo estar dando certo”.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
O projeto de vacinação em massa ‘PaquetáVacinada’ foi realizado pela Fiocruz em parceria com a Prefeitura – adultos e adolescentes da ilha receberam em agosto a segunda dose dos imunizantes AstraZeneca e Pfizer. Mais de 85% da população já foi vacinada nas duas etapas.