Continua após publicidade

Prefeitura decide cobrar taxa para regularizar ‘puxadinhos’

Projeto do prefeito Marcelo Crivella legaliza acréscimos em toda a cidade para aumentar arrecadação

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 14 jun 2018, 13h01 - Publicado em 14 jun 2018, 13h01
Copacabana
Copacabana: reduto de prédios com os chamados puxadinhos (Alexandre Macieira/Riotur/Divulgação)
Continua após publicidade

A fim de reforçar o caixa da prefeitura, Marcello Crivella decidiu legalizar os chamados “puxadinhos” pela cidade (inclusive os que ainda estão em construção até na Zona Sul). para isso, é claro, o projeto, que está em discussão na Câmara Municipal, prevê que os proprietários paguem uma taxa, no esquema conhecido como mais-valia. A ideia do prefeito é que a proposta seja aprovada antes do recesso de julho.

Já adotada em gestões anteriores com o pagamento da mais-valia, por tempo determinado, a oportunidade de regularizar puxadinhos ainda em construção foi concedida outras vezes, mas pela primeira vez, essa regra será adotada na Zona Sul. Desse modo, se a lei for aprovada, será permitido legalizar em toda a cidade a chamada “expansão horizontal”, a exemplo do fechamento de varandas frontais, que funcionam como extensão da sala. E também nos fundos nos imóveis, para ampliar quartos ou cozinhas. Segundo a proposta, a taxa cobrada será proporcional ao total de metros quadrados que ficarão legalizados, tendo como base o valor do imóvel no IPTU.  No caso de imóveis novos, será cobrado apenas 60% do valor de referência citado no imposto. A “mais-valerá” também vai permitir que coberturas ocupem 100% da área construída (em vez dos atuais 50% previstos em lei atualmente).

Pelas regras do projeto, apenas um tipo de fechamento de varandas ficará isento da taxa: aquele em que são usadas as chamadas “cortinas de vidro”, com base numa lei do vereador Carlo Caiado (DEM).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.