Continua após publicidade

Prefeitura apresenta plano operacional para o carnaval no Sambódromo

Esquema inclui funcionamento de transportes, bloqueio de vias e outras medidas

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 5 dez 2016, 12h23 - Publicado em 9 fev 2015, 18h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  

    Com a expectativa de receber cerva de 1,3 milhão de turistas na cidade durante os dias de folia, a Prefeitura apresentou, nesta segunda (9), o esquema operacional para o carnaval no Sambódromo, que começa nesta sexta (13), com os desfiles das escolas da Série A. Com o fechamento de vias importantes no Centro, por conta de obras e circulação de carros alegóricos, as recomendações são de que os cariocas e turistas evitem trafegar pela região durante o período e deem preferência ao transporte público. A operação de trânsito será iniciada à meia-noite da quinta (12) e tem previsão de término para as 14h da Quarta-Feira de Cinzas.

    O esquema especial para o carnaval de rua foi divulgado ainda em janeiro, com um esquema especial de trânsito para os desfiles de blocos e o remanejamento de algumas agremiações no Centro devido às obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Avenida Rio Branco. Os blocos de maior impacto foram transferidos para as avenidas Antônio Carlos (Cordão da Bola Preta) e Presidente Vargas (Monobloco e Bloco da Preta, que desfilou neste domingo). Já os Blocos de Enredo passaram para a Avenida Graça Aranha.

    + Concurso de Folião Original dará prêmios durante o carnaval

    Confira abaixo o esquema organizado pela Prefeitura:

    METRÔ RIO

    Continua após a publicidade

    O MetrôRio funcionará 24h durante o Carnaval 2015 e terá esquema especial que começa às 5h de sexta (13), e vai até as 23h de terça-feira (17). O meio de transporte é a melhor opção para quem vai aproveitar os desfiles na Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba. Os usuários precisam prestar atenção no desembarque: quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve sair pela estação Central. A estação Praça XI é destinada aos que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.

    Na terça-feira de Carnaval (17), para atender ao desfile das escolas de samba mirins, o funcionamento das estações Central e Praça XI será estendido até 1h para embarque. As demais estações fecharão às 23h e permanecerão abertas somente para desembarque. Durante o esquema especial do Carnaval 2015, 32 das 36 estações do MetrôRio funcionarão em tempo integral. O esquema se repetirá entre às 5h de sábado (21) e às 23h de domingo (22) para o Desfile das Campeãs. A Linha 2 também funcionará diretamente entre Pavuna e General Osório. 

    + Marcas cariocas criam fantasias para o Carnaval

    TÁXIS

    Para atender os foliões que forem assistir os desfiles no Sambódromo de táxi, estarão disponíveis dois pontos de embarque exclusivos: Rua Frei Caneca, esquina com Rua do Riachuelo, e o Largo do Estácio. Os táxis executivos trabalharão com preços especiais, enquanto os convencionais estão autorizados a operar na bandeira 2 durante todo o Carnaval.

    Continua após a publicidade

    Os taxistas terão acesso regular ao entorno do Sapucaí somente para desembarque de passageiros até às 22h. Após este horário, os táxis só terão acesso aos bolsões de estacionamento nos pontos de embarque para a saída do Sambódromo.

    RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

    + Confira a programação dos blocos de rua do Rio

    DESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO “SÉRIE A” – DIA 13/02/2015

    À meia noite do dia 12/02/2015 (de quinta para sexta-feira) será interditada a Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Centro/Praça da Bandeira, no trecho entre a agulha de acesso para a pista lateral, após a Av. Passos, próxima ao prédio da Embratel, e o acesso para a pista central após passarela do Metrô Cidade Nova para a chegada dos carros alegóricos.

    Continua após a publicidade

    A partir das 11h será fechada a Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Praça da Bandeira/Centro, no trecho entre a agulha de acesso à pista lateral, antes da passarela do Metrô Cidade Nova e a Rua Visconde da Gávea, para reposicionamento dos carros alegóricos, ação que será efetuada até às 15h.

    Às 15h será interditada a Rua Benedito Hipólito, no trecho entre a Rua Carmo Neto e a alça de ligação a Av. Trinta e um de Março e as demais vias no entorno imediato do Sambódromo para preparação do desfile, assim como a Avenida Salvador de Sá. A Rua Afonso Cavalcanti também será interditada com desvio do fluxo para a Rua Amoroso Lima. Neste horário será liberada a pista central da Av. Presidente Vargas no sentido Centro/Praça da Bandeira, momento onde estarão liberadas as duas pistas de saída do Centro.

    Às 17h será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral no sentido Praça da Bandeira/Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Rua Afonso Cavalcanti e a Rua de Santana, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho) e para o corredor das ruas Estácio de Sá e Frei Caneca (veículos procedentes da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.

    Às 19h30, será interditada a Rua Frei Caneca e a Av. Trinta e Um de Março. Às 22h, a Via Binário, sentido Centro, será interditada na altura da Av. Professor Pereira Reis com desvio sendo feito pela Rua Barão da Gamboa, Rua da Gamboa, Rua do Livramento, Rua Sacadura Cabral e Rua Camerino. A referida via somente voltará a ser liberada ao tráfego às 14h de terça-feira, dia 17/02/2015.

    + Hemorio lança campanha para doação de sangue no Carnaval

    Continua após a publicidade

    Desvio de tráfego de veículos, em função das interdições previstas:

    Procedentes da Praça da Bandeira e/ou Tijuca com destino ao Centro:

    Procedentes do Centro, pela Rua Visconde do Rio Branco (Praça Tiradentes), com destino à Tijuca: deverão seguir pela Praça da República e Av. Presidente Vargas.

    Procedentes da Av. Mem de Sá com destino à Tijuca:

    Procedentes da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro:

    Continua após a publicidade

    Somente acessarão a área bloqueada veículos com trânsito livre e viaturas de serviço (Bombeiros, Polícia, Trânsito, Ambulâncias, etc).

    + Lanches práticos e saudáveis para o Carnaval

    DESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO “SÉRIE A” – DIA 14/2/2015

    E GRUPO “ESPECIAL” – DIAS 15 e 16/2/2015

    A partir de meia noite de Sábado, dia 14/02/2015, a pista central da Av. Presidente Vargas, sentido Centro/Praça da Bandeira, volta a ser interditada ao tráfego de veículos, no trecho entre Av. Passos e a última agulha de acesso da pista lateral para a central, para a chegada dos carros alegóricos.

    Serão mantidas as interdições e desvios efetuados na sexta-feira. A partir do término do desfile e dispersão dos carros alegóricos, operação que ocorrerá até às 9 h do dia 14/02/2015, serão reabertas as seguintes vias: Avenida Francisco Bicalho, trecho da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, Rua Carmo Neto, Rua Afonso Cavalcanti, Rua Benedito Hipolito, parte da Rua de Santana, assim como Estácio de Sá e Frei Caneca no sentido Centro e Av. Trinta e Um de Março, interdições que voltam a ser feitas às 15 h para suporte os preparativos do Sambódromo.

    No período entre 10h às 15 h dos dias 15/02/2015 e 16/02/2015 serão reabertas as ruas Frei Caneca e Trinta e Um de Março, voltando a ser interditas novamente após as 15 h.Será suspensa, neste período, a área de lazer da Praça da Cruz Vermelha, assim como o estacionamento da Av. Presidente Vargas para suporte ao SAARA.

    + Carnaval tem blocos que agradam aos diferentes estilos de foliões

    DESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO DAS “MIRINS” – DIA 17/2/2015

    Serão mantidas as interdições previstas para suporte ao desfile dos Grupos da Série A e Especial, exceto as interdições da Rua de Santana, Rua Estácio de Sá, Rua Frei Caneca, Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Centro/Praça da Bandeira e Av. Trinta e Um de Março, que serão reabertas ao tráfego às 10h de terça-feira, dia 17/02/2015.Às 17h será efetuada interdição da Rua Frei Caneca, trecho entre a Rua Hélio Beltrão e a Av. Marquês de Sapucaí para saída dos componentes das Escolas Mirins.A liberação total ao tráfego está prevista para ocorrer às 5h de quarta-feira de cinzas, dia 18/02/2015.

    DEMAIS INTERDIÇÕES PREVISTAS PARA AS ADJACÊNCIAS DO SAMBÓDROMO

    Via Binário:

    – A Av. Binário do Porto, no trecho entre a Av. Professor Pereira Reis e a Rua Camerino, sentido Centro, e a Av. Venezuela serão interditadas a partir das 23h do dia 12/02/2015 para deslocamento dos carros alegóricos, assim ficando até às 6h do dia 13/02/2015. As mesmas interdições serão novamente efetuadas no período das 22h do dia 13/02/2015 até às 14h do dia 17/02/2015, terça-feira. A mesma volta a ficar interditada para o desfile das Campeãs das 21h de sexta-feira, dia 20/02, até às 6h de sábado dia 21/02. Haverá também interdição do trecho das 6h às 14h de domingo, dia 22/02, para retorno das alegorias.Como alternativa sugere-se o uso da Rua Santo Cristo. Os veículos deverão seguir: Rua Santo Cristo, Praça do Santo Cristo, Rua da Gamboa, Rua Barão da Gamboa, Rua do Livramento, Rua Sacadura Cabral e Rua Camerino.

    – A Av. Binário do Porto, sentido Centro e Av. Rodrigues Alves, no trecho entre a Av. Barão de Tefé e a Rua Silvino Montenegro, também serão interditadas para movimentação dos carros alegóricos. Estes fechamentos estão previstos para ocorrer das 23h do dia 12/02/2015 às 5h do dia 13/02/2015, das 0h às 6h do dia 14/02/2015.

    Aterro do Flamengo:

    Nos dias 15, 16 e 21/02/2015, o Aterro do Flamengo será interditado ao tráfego de veículos das 18h às 06h dos dias subsequentes, na pista sentido Centro-Zona Sul para o estacionamento de ônibus de Turismo.

    + As fantasias de Carnaval mais procuradas no Saara

    DESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO DAS “CAMPEÃS” – DIA 21/2/2015

    À meia noite de sexta-feira, dia 21/02, serão fechadas as duas pistas centrais da Av. Presidente Vargas, no trecho entre a Praça da República e a Passarela do Metrô Cidade Nova, para a chegada dos carros alegóricos. Serão interditadas também as demais vias no entorno imediato do Sambódromo, inclusive Benedito Hipólito, para preparação do desfile.

    Às 13h será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral no sentido Praça da Bandeira/Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Afonso Cavalcanti, a Av. Salvador de Sá, Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.

    Às 14h será interditada a Av. Trinta e Um de Março.

    Às 17h será interditada a Rua de Santana e vias adjacentes a Rua Frei Caneca na área do setor ímpar.

    + Dez dicas para aventurar-se nos blocos sem entrar numa roubada

    OPÇÕES DE ROTAS ALTERNATIVAS PARA OS MOTORISTAS NO PERÍODO DO CARNAVAL

    + A história do Carnaval em 15 curiosidades

    PROIBIÇÕES DE ESTACIONAMENTO

    + Carnaval traz programação especial nas bibliotecas estaduais

    SETOR ÍMPAR

    Ônibus – direção Zona Sul -> Rua do Riachuelo

    direção Centro -> Av. Henrique Valadares

    Zona Norte/ Oeste -> Av. Presidente Vargas, pista sentido Praça da Bandeira

    Embarque Exclusivo para Táxis – Rua do Riachuelo

    Metrô – Estação Central, funcionando 24 horas

    SETOR PAR

    Ônibus:- Zona Sul/ Centro -> Avenida Paulo de Frontin

    – Zona Norte/ Oeste -> Avenida Presidente Vargas

    – Embarque Exclusivo para Táxis – Largo do Estácio

    – Metrô – Estação Praça XI, funcionando 24 horas

    Estação do Estácio, funcionando 24 horas

    CARNAVAL DA AV. RIO BRANCO (AGORA NA AV. GRAÇA ARANHA)

    Os blocos de enredo e de embalo que eram realizados na Av. Rio Branco foram transferidos para a Av. Graça Aranha.

    A Secretaria Municipal de Transportes e a CET-Rio montaram o seguinte esquema de trânsito e transportes:

    Interdições:

    Das 00h do dia 14/2/2015 (sábado) às 5h do dia 18/2/2015

    Efetivos da Guarda Municipal e CET-Rio irão atuar no local para realizar todas as interdições necessárias e realizar operação de trânsito com o intuito de diminuir o impacto no trânsito da região.

    ORDEM PÚBLICA 

    O esquema especial de monitoramento e fiscalização montado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) no entorno da Marquês de Sapucaí tem início às 12h do dia 13 de fevereiro, com o objetivo de reprimir o comércio ambulante e o estacionamento em local não permitido. Serão empregadas na fiscalização no entorno do Sambódromo, entre guardas municipais e agentes do Controle Urbano da SEOP, 4.626 pessoas distribuídas ao longo dos dias de evento (de 13/02 a 18/02 e 21/02). Esse número representa um aumento de 43% no efetivo em relação ao Carnaval 2013, quando 3.216 agentes atuaram no Sambódromo.

    ESTACIONAMENTO IRREGULAR

    A SEOP vai operar diariamente com 16 reboques para coibir o estacionamento irregular no entorno do Sambódromo durante os desfiles das escolas de samba. A retirada de veículos removidos pela Seop acontecerá normalmente nos dias de Carnaval. O depósito funcionará das 8h às 17h. Quem tiver seu veículo rebocado deve acessar a página da Seop para localizar o depósito e imprimir as guias que devem ser pagas para a retirada do carro.

     SAÚDE

    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizou um esquema especial de atendimento para os foliões durante o carnaval. Quem for assistir aos desfiles no Sambódromo contará com sete postos de assistência médica, que funcionarão com um total de 33 leitos, sendo sete de suporte avançado para os casos de maior gravidade. Os postos estarão localizados nos setores 1 (concentração), 2, 7, 8, 10 (Rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão). Os foliões que forem aproveitar os shows no Terreirão do Samba contarão com dois postos de assistência, que funcionarão com sete leitos, sendo dois de suporte avançado.

    Cerca de 200 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de apoio administrativo, estarão de plantão nos postos de atendimento. Os médicos serão de diversas especialidades (clínicos, cirurgiões gerais, ortopedistas, pediatras, neurocirurgiões, etc), que se alternarão nos plantões durante todos os dias de evento.

    Para os casos que necessitarem de remoção, estarão disponíveis 17 ambulâncias UTIs, com equipes de saúde distintas das equipes dos postos. A Central Municipal de Regulação dará suporte em casos de necessidade de transferência de pacientes e os hospitais da rede municipal de saúde estarão de prontidão, preparados para receber os casos mais graves.

    Os postos funcionarão das 17h30 até o término dos desfiles, na sexta-feira (13) e sábado (14) durante a apresentação do Grupo de Acesso; no domingo (15) e na segunda-feira (16) durante o desfile do Grupo Especial; terça-feira (17) no desfile das crianças, na apuração do resultado do Grupo Especial dia 17/02 (quarta-feira), além do sábado das Campeãs (21).

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.