PM vai ocupar Complexo de Israel por tempo indeterminado
Medida ocorre após uma sequência de operações contra o Terceiro Comando Puro, com confrontos, apreensão de armas e bloqueios de vias expressas
A Polícia Militar do Rio anunciou que manterá, por tempo indeterminado, a ocupação de áreas do chamado Complexo de Israel, na Zona Norte. A decisão foi tomada após uma série de operações contra o Terceiro Comando Puro (TCP), grupo que domina a região. Comunidades como Vigário Geral, Parada de Lucas e Cordovil também estão envolvidas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A PM ainda mantém equipes em áreas como Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau, com patrulhamento e ações para retirada de barricadas e recuperação de vias. A operação teve como objetivo conter a atuação do grupo criminoso e também coibir episódios de perseguição a religiões de matriz africana.
A ofensiva ganhou força na última sexta (21), quando cerca de 200 policiais participaram de uma operação. Durante a ação, foram encontrados explosivos em barricadas e houve confronto. Um homem morreu e um motorista de ônibus foi baleado. Na segunda (24), uma nova fase da operação mobilizou mais de 200 agentes e terminou com prisões e apreensões de armas, drogas e outros materiais. A reação de criminosos provocou o incêndio de caminhões e bloqueios na Avenida Brasil. A Linha Vermelha chegou a ser interditada por segurança.
Nesta terça (25), policiais civis e militares voltaram à região para cumprir dezenas de mandados de prisão contra integrantes do TCP. A ação ocorre nas comunidades Cinco Bocas, Pica-Pau, Cidade Alta, Parada de Lucas e Vigário Geral. Segundo a PM, a permanência das equipes busca restabelecer a segurança e impedir a retomada das áreas pelo crime organizado. A corporação ainda não estabeleceu uma data para o fim da ocupação.





