PM vai ocupar Complexo de Israel por tempo indeterminado

Medida ocorre após uma sequência de operações contra o Terceiro Comando Puro, com confrontos, apreensão de armas e bloqueios de vias expressas

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 25 ago 2026, 14h58
Complexo-Israel
Complexo de Israel: Polícia Militar vai ocupar a comunidade por tempo indeterminado (./Reprodução)
Continua após publicidade
PM vai ocupar Complexo de Israel por tempo indeterminado Priorizar nos meus resultados Google

A Polícia Militar do Rio anunciou que manterá, por tempo indeterminado, a ocupação de áreas do chamado Complexo de Israel, na Zona Norte. A decisão foi tomada após uma série de operações contra o Terceiro Comando Puro (TCP), grupo que domina a região. Comunidades como Vigário Geral, Parada de Lucas e Cordovil também estão envolvidas.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

A PM ainda mantém equipes em áreas como Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau, com patrulhamento e ações para retirada de barricadas e recuperação de vias. A operação teve como objetivo conter a atuação do grupo criminoso e também coibir episódios de perseguição a religiões de matriz africana.

Continua após a publicidade

A ofensiva ganhou força na última sexta (21), quando cerca de 200 policiais participaram de uma operação. Durante a ação, foram encontrados explosivos em barricadas e houve confronto. Um homem morreu e um motorista de ônibus foi baleado. Na segunda (24), uma nova fase da operação mobilizou mais de 200 agentes e terminou com prisões e apreensões de armas, drogas e outros materiais. A reação de criminosos provocou o incêndio de caminhões e bloqueios na Avenida Brasil. A Linha Vermelha chegou a ser interditada por segurança.

Continua após a publicidade

Nesta terça (25), policiais civis e militares voltaram à região para cumprir dezenas de mandados de prisão contra integrantes do TCP. A ação ocorre nas comunidades Cinco Bocas, Pica-Pau, Cidade Alta, Parada de Lucas e Vigário Geral. Segundo a PM, a permanência das equipes busca restabelecer a segurança e impedir a retomada das áreas pelo crime organizado. A corporação ainda não estabeleceu uma data para o fim da ocupação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 29,90/mês