Petroleiros fazem campanha por doação de sangue para baleado em sequestro
Bruno Soares trabalha na Petrobrás e levou três tiros; após operação no Hospital Souza Aguiar, ele foi transferido para o Instituto Nacional de Cardiologia
O Sindicato dos Petroleiros do Rio (Sindpetro-RJ) iniciou uma campanha por doação de sangue para Bruno Lima da Costa Soares, baleado durante o sequestro a um ônibus na Rodoviária do Rio nesta terça (12). Atingido por três tiros, Bruno, de 34 anos, está internado em estado grave no CTI do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, para onde foi transferido na noite de terça (12). De acordo com a unidade de saúde, ainda não está definido se ele passará por uma nova cirurgia.
+ Com números em alta, Rio volta a registrar mais mortes violentas que SP
“Bruno está em um estado crítico. Ele está em um ambiente de terapia intensiva, um CTI. Mas, felizmente, é um quadro estável. E, diante dessa estabilidade, está sendo avaliada a melhor estratégia de abordagem para ele nesse momento”, disse a diretora do INC, Aurora Issa. Com um dos projéteis instalado no tórax, próximo ao coração, o rapaz está sendo assistido por uma equipe multidisciplinar, composta por cirurgiões cardíacos e de tórax, equipes dos métodos de imagem e médicos intensivistas. Os outros dois tiros foram no pulmão e no baço – órgão que precisou ser retirado na primeira operação, feita no Hospital Municipal Souza Aguiar, onde foi inicialmente socorrido.
O petroleiro, que mora em Minas Gerais, foi aprovado em primeiro lugar entre cotistas em concurso público da Petrobras realizado no ano passado. Ele passou na carreira de técnico de estabilidade, na especialidade de operação de lastro, e estava em fase de treinamento. O edital do certame foi publicado no início de 2023 e ofertava 373 oportunidades para diversas áreas de atuação.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O Sindicato dos Petroleiros pede que as doações de sangue sejam feitas a partir desta quarta (13) no Hemorio (Rua Frei Caneca 8, no Centro), das 7h às 18h. A doação pode ser feita de segunda a domingo, incluindo feriados. Ao chegar ao banco de sangue o doador deve informar que a doação é em favor de Bruno Lima da Costa Soares.