Como será o Parque Sustentável da Gávea, aprovado pela Câmara do Rio
O espaço de 25 000 metros quadrados na Rua Marquês de São Vicente abriga uma fábrica desativada há mais de 40 anos. Veja fotos do projeto
Com a proposta de uma nova área verde voltada ao lazer na cidade, a Câmara de Vereadores do Rio aprovou, nesta terça (15), a criação do Parque Sustentável da Gávea.
O espaço, localizado em um terreno de 25 000 metros quadrados próximo ao Shopping da Gávea, na Rua Marquês de São Vicente, será aberto ao público e, de acordo com o projeto, vai abrigar um prédio híbrido, com lojas e residências e uma alameda que leva ao parque sustentável.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
A previsão é de que ele fique pronto em até dois anos. A área superior do espaço será destinada somente à preservação, com acesso restrito.
Todos os custos serão arcados pelos donos do terreno, que no passado abrigou uma fábrica. O empreendimento, no entanto, foi desativada há mais de 40 anos. Segundo o presidente da Câmara, o vereador Carlo Caiado (DEM), o modelo poderá ser replicado em outras regiões da cidade. “É uma conquista enorme para o Rio, que ganha mais um parque público, gratuito, e sem que o município gaste um tostão na obra”, disse.
+ Paes suspende vacinação no Espaço Hall, antigo Barra Music, após aglomerações
+ Bares e restaurantes vão poder ocupar vagas de estacionamento com mesas
O projeto tem a simpatia da associação de moradores local e a Secretaria de Urbanismo para ser viabilizado. “O diálogo e o debate democrático foram fundamentais para construirmos um modelo final de projeto que abarcou as demandas de todos os envolvidos. Vamos trabalhar para que o parque seja aberto a todos e possa ser um patrimônio de todos os cariocas”, afirmou o vereador Pedro Duarte (Novo).