Panfletos incitando ódio aos judeus viram caso de polícia em Copacabana
Material antissemita foi distribuído próximo da Sinagoga Beth El e do Clube Israelita Brasileiro no sábado (9), dia sagrado no judaísmo
A Polícia Civil está buscando os responsáveis pela distribuição de panfletos com mensagens de ódio contra judeus em Copacabana no sábado (9), dia sagrado para os judeus (Shabat). O material de conteúdo antissemita foi distribuído na Rua Barata Ribeiro, próximo da Sinagoga Beth El e do Clube Israelita Brasileiro. A mensagem impressa dizia: “Judeus acumuladores compulsivos de ouro diamante e dólares”.
+ Na biografia de Arthur Sendas, décadas de histórias do Rio e do varejo
De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), por volta das 16h30, um carro preto passou pelo local, e uma pessoa que estava dentro do veículo lançou os folhetos na calçada. O veículo não teve a placa identificada. Ao fazer o registro na delegacia, o presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj), Alberto David Klein, lamentou o ocorrido: “O objetivo é sempre o mesmo: nos intimidar, gerar medo, insegurança, colocar a comunidade em pânico, mas seguiremos denunciando, e apoiaremos as investigações da Polícia Civil”.
O presidente da Fierj lembrou que um ato semelhante ocorreu em agosto do ano passado, na Barra da Tijuca. Na ocasião, panfletos foram distribuídos em condomínios. A mensagem era a mesma.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Diligências estão em andamento para esclarecer o caso. A investigação segue sob sigilo“, afirmou a Polícia Civil, em nota. A vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, Teresa Bergher (Cidadania), disse à CNN que irá cobrar da polícia rigor na investigação: “Vivemos um momento em que o discurso de ódio vem ganhando muito espaço aqui no Brasil. E o antissemitismo aflora com o surgimento de grupos neofascistas. Vou acompanhar as investigações e cobrar da polícia rigor na apuração. Precisamos descobrir quem está por trás de tanto rancor contra os judeus”.