Continua após publicidade

Por que o pagode Cozinha Arrumada, no Catete, pode ser proibido

Evento recebeu diversas denúncias de moradores da região em sua última edição, em que o público se espalhou pelo meio da rua

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 ago 2023, 15h25

O pagode Cozinha Arrumada, que acontece na Rua Pedro Américo, no Catete, corre o risco de não acontecer mais. Isso porque o evento, que na última sexta (4) atraiu uma multidão, recebeu diversas denúncias de moradores da região, além de descumprir regras da prefeitura.

As reclamações garantem que a edição mais recente do samba foi até 5h manhã do dia seguinte, desrespeitando a lei do silêncio, e causou um enorme congestionamento, provocando buzinaço. Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra as calçadas e as pistas da rua completamente tomadas pelos frequentadores.

+ Execução de adolescente na Cidade de Deus gera comoção entre famosos

Além disso, a roda de samba tinha autorização, publicada no Diário Oficial, para acontecer às quintas, a cada quinze dias, na Rua Pedro Américo, na altura do número 971. A última edição, porém, foi numa sexta, na altura do número 371.

O pagode Cozinha Arrumada foi um dos eventos reconhecidos pela prefeitura, por meio do decreto 49.709, de 5 novembro de 2021, que instituiu o Novo Programa de Desenvolvimento Cultural Rede Carioca de Rodas de Samba, como uma manifestação da cultura popular carioca.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A Subprefeitura da Zona Sul solicitou à Secretaria Municipal de Cultura a suspensão do evento e informou que, juntamente com a Gerência Executiva Local de Botafogo e a Associação de Moradores e Amigos do Catete, Largo do Machado e Adjacências (Aclama), vai convocar a organização do Pagode Cozinha Arrumada para comunicar a suspensão.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.