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‘Nem tentem por aqui’, afirma Paes sobre serviço de mototáxi da Uber

Empresa anunciou transporte de passageiros nessa modalidade na cidade, mas prefeitura é contra. Profissão de mototaxista foi regulamentada no Rio

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 jan 2023, 18h42 - Publicado em 6 jan 2023, 18h41

No mesmo dia em que a Uber anunciou o serviço de transporte de passageiros em mototáxi para o Rio, nesta quinta (5), o prefeito carioca se manifestou de forma contrária à novidade. “Nem tentem por aqui, Uber Brasil”, escreveu Eduardo Paes em sua conta no Twitter, marcando o perfil da empresa.

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Ele fez o comentário compartilhando uma notícia sobre o fato de que a prefeitura de São Paulo, onde a modalidade também foi anunciada, pediu suspensão desse tipo de serviço.

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A Secretaria Municipal de Transportes do Rio disse em nota que “a empresa de mobilidade lançou mais um serviço em que visa somente o lucro, sem prestar as devidas contrapartidas aos trabalhadores e órgãos públicos”. E adiantou que tomara as medidas cabíveis contra o Uber Moto.

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Em setembro, a profissão de mototaxista foi regulamentada na cidade. O objetivo do decreto foi organizar o meio de transporte, que atualmente opera na informalidade, principalmente em comunidades da cidade, onde o transporte público coletivo, como ônibus e vans, tem dificuldade de acesso, explicou a secretaria. “Uma ação benéfica sem qualquer tipo de intermediário tanto para trabalhadores quanto para cidadãos que utilizam esse serviço”, afirmou o órgão.

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A Uber, por sua vez, argumentou que já oferece viagens de moto desde novembro de 2020 no Brasil, e que no Rio o serviço existe desde o final de 2021. “Embora a chegada da modalidade seja uma novidade no município, o uso de motocicletas para viagens com passageiros é uma realidade nas cidades brasileiras há bastante tempo”, diz a empresa.

Confira a nota da Uber à imprensa na íntegra:

Na plataforma, a Uber já oferece viagens de Moto desde novembro de 2020 no Brasil e, em São Paulo, a modalidade já está presente na região metropolitana desde o ano passado. Embora a chegada da modalidade seja uma novidade no município, o uso de motocicletas para viagens com passageiros é uma realidade nas cidades brasileiras há bastante tempo.

As viagens de Uber Moto ocorrem principalmente para complementar os deslocamentos dos usuários da plataforma e promover a conexão com modais de transporte como terminais de ônibus e estações de trem e metrô.

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Na modalidade Moto, parceiros do aplicativo realizam transporte privado individual em motocicletas, atividade prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) e distinta de categorias de transporte público individual em motocicletas, como o mototáxi. A norma federal que regulamenta o transporte individual privado de passageiros – e que estabelece os limites para a regulamentação pelos municípios —não faz distinção quanto ao tipo de veículo. É comum que a atividade seja desempenhada com automóveis, mas isso não significa que este seja o único modal permitido.

A Uber sempre defendeu que a coexistência de novas opções de mobilidade trazidas pela tecnologia e os tradicionais serviços de transporte público não apenas é possível como traz benefícios ao consumidor, que passa a ter mais possibilidades de escolha.

Todas as viagens feitas com a Uber — e incluindo também o Uber Moto  —   têm, entre outras medidas, a checagem de antecedentes dos parceiros e dão aos usuários a possibilidade de compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do condutor e sua localização no mapa, em tempo real.

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