Além da areia! Orla do Rio ganha 10 novos quiosques
De Copacabana ao Recreio, empreendimentos apostam em gastronomia, música e programação cultural para virar destino fixo da orla
Já cantava Tim Maia (1942-1998): “Do Leme ao Pontal não há nada igual no mundo.” Quando a canção foi lançada, em 1986, ainda faltava quase uma década para que os quiosques da orla ganhassem configuração parecida com a que existe hoje, com mesas e cadeiras para aproveitar a brisa do mar, bebericar e forrar o estômago.
De lá para cá, empreendimentos boêmios e gastronômicos se espalharam por todo o calçadão. No último trimestre de 2025, sete novos pontos abriram as portas de Copacabana ao Recreio e três inauguram ainda este mês (veja no box), apontando o bom momento e provando que estão longe de ser comércio de passagem.
“Temos orgulho de dizer que os quiosques se tornaram destinos na cidade. O turista faz questão de visitar um espaço que viu num vídeo no Instagram ou no TikTok. Muitos clientes nem pisam na areia”, celebra João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio, responsável pela administração de 309 desses postos na cidade.
Ao longo de 2025, 2,1 milhões de estrangeiros visitaram o Rio, um aumento de 43,7% em relação ao mesmo período de 2024. Numa caminhada entre os postos 3 e 6 de Copacabana ao pôr do sol escuta-se diferentes trilhas sonoras vindas, da MPB ao vivo, no estilo “um banquinho, um violão”, à playlists caprichadas de samba.
E é justamente essa diversidade, não só musical, mas de cardápios e ambientes, que faz os quiosques se posicionarem como opção além da conveniência. O robertomachadoalves Real Gabinete Portguês de Leitura, por exemplo, tem unidades na badalada Dias Ferreira, no Leblon, e na Avenida do Pepê, na Barra, e mantém um quiosque no posto 11, no Leblon.
O modelo deu tão certo que chegou ao posto 2 da Barra. “Nunca quisemos abrir por abrir. O crescimento tem que fazer sentido para a marca. E, na Praia da Barra, pudemos explorar três forças: cozinha japonesa contemporânea de alto nível, serviço atencioso e boa curadoria musical”, diz Pedro Tinoco, à frente da marca.
Da lista de novidades na orla, nove estão na região. O Origens by Radisson, uma expansão do Radisson Hotel Barra, no posto 5, estreia em breve com programação musical fixa. “A ideia é diversificar para atrair diferentes públicos. Teremos eventos com DJ, samba, jazz…”, diz a gerente de vendas do hotel, Rafaela Cabral.
“Num fim de semana chuvoso, perde-se 50% do faturamento. É preciso criar atrativos para que as pessoas queiram ir à praia também nos dias úteis”, explica João Marcello Barreto.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Encontrar o diferencial e o público-alvo do negócio é essencial para os empreendedores à beira-mar. “Uma faixa de areia é formada por diversas micropraias, porque muitas tribos convivem. É necessário conhecer o carioca e entender quem frequenta qual ponto. Atendendo bem o morador, os turistas aparecem de forma natural”, crava o presidente da Orla Rio.
Idealizado por três amigas, o Nosso Quiosque, no posto 3 da Barra, é mais um dos novos empreendimentos a apostar na costa. De olho no tripé qualidade de vida, atividade física e alimentação saudável, a empreitada inaugurada o fim do ano já conseguiu fidelizar uma clientela local.
“Fizemos um acordo para uma escolinha de beach tennis se posicionar perto da gente. Nossa proposta tem tudo a ver com a prática esportiva”, conta a sócia Isabela Macedo. No cardápio, os smoothies de frutas vermelhas, banoffee e chocolate proteico podem receber adicional de proteína de colágeno. No Rio, as opções al mare vão muito além da água de coco e da cervejinha.
AI QUE DELÍCIA O VERÃO
As novidades para comer, beber e curtir à beira-mar
COPACABANA
Palace. Em frente ao Copacabana Palace, o empreendimento cresceu e ganhou cara nova. Aposte nos drinques.
Chill Out. O ambiente moderno é embalado por ritmos brasileiros e latinos.
BARRA
Pato com Laranja. Entre as atrações estão coquetéis clássicos, peças frescas do sushibar e ótima trilha sonora.
Nosso Quiosque. O menu vai do pastel ao smoothie, incluindo café da manhã.
Sunset. Televisores sintonizados em partidas de jogos de futebol brasileiro e esportes americanos compõem o clima descontraído.
Cosechas. Conhecida pelos smoothies e sucos naturais, a companhia chega ainda em janeiro ao posto 4 com comidinhas saudáveis.
Zé Delivery. A startup da AmBev dá um passo novo, assumindo um cantinho na orla da Barra. A inauguração será ainda em janeiro.
Origens by Radisson. A ideia é unir a serenidade praiana ao padrão de excelência da rede hoteleira americana. Práticas sustentáveis serão combinadas a uma programação musical fixa.
Dumar Sunset. No posto 8, a nova unidade da rede serve chope gelado e coquetéis no animado happy hour ao pôr do sol.
RECREIO
Tô na Praia. Cerveja sempre trincando, música ao vivo e comida de boteco à beira mar — é o conceito do espaço, localizado no posto 9





