Os detalhes da operação da prefeitura e do governo para show de Madonna
Terminal Gentileza contará com linha exclusiva de ônibus até a Avenida Princesa Isabel e metrô vai operar até as 4h de domingo (5)
A expectativa da prefeitura do Rio é reunir 1,5 milhão de pessoas na Praia de Copacabana durante o show da Madonna, marcado para o dia 4 de maio, em frente ao Copacabana Palace.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em coletiva realizada nesta quinta (25), o presidente da Riotur, Gustavo Mostof, afirmou que as atrações no palco começam às 19h. A única apresentação pré-show confirmada até agora é a do DJ Diplo. Madonna deve subir à ribalta às 21h45 e a apresentação da diva tem duração prevista de duas horas.
+ Área gourmet do Rock in Rio terá menu assinado pela chef Heaven Delhaye
Na areia, 18 torres de som e telão serão distribuídas em direção ao Leme, para que o público consiga ficar bem espalhado.
Quem vai ao show precisa se programar para chegar cedo, já que, a exemplo do que aconteceu no Réveillon, ruas de Copacabana no entorno do palco serão gradeadas e haverá revista com 150 detectores de metal em 18 pontos do bairro. Não será permitido circular pela região com facas, estiletes, materiais cortantes e garrafas de vidro.
A estrutura do show vai contar com 65 torres de segurança, 550 cabines sanitárias, inclusive algumas destinadas a pessoas com deficiência e três postos de atendimento médico, com 200 metros quadrados cada.
A Polícia Militar vai atuar com 3200 agentes, 64 viaturas, dois drones de reconhecimento facial e dois de apoio do GSI, além de 12 câmeras extras de reconhecimento facial na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
O Centro de Operações vai montar um QG específico em Copacabana, na altura da Rua República do Peru, com videomonitoramento por drones. Além disso, a Riotur também vai disponibilizar dois centros de atendimento ao turista, nos postos 2 e 5 da Praia de Copacabana. Na Avenida Princesa Isabel, 183, será instalado o Centro Integrado de Atendimento ao Turista.
Trânsito:
A partir da meia-noite de sábado (4), será proibido o acesso de ônibus fretados a Copacabana, e vetado o estacionamento desses veículos em Ipanema, Lagoa, Botafogo, Urca e Morro do Pasmado.
Às 7h de sábado (4), a pista mais próxima à praia da Av. Atlântica será fechada para carros e, a partir das 11h, a Avenida Atlântica será totalmente interditada, incluindo a pista mais próxima aos prédios.
A partir das 18h, o trânsito será bloqueado em todo o bairro, exceto para ônibus e táxis. E, às 19h30, Copacabana ficará bloqueada também para ônibus e táxis. O fluxo será liberado às 4h da manhã de domingo (5).
+ Efeito Madonna sacode terra, água e ar
Transportes:
O metrô vai operar até as 4 horas da manhã para embarque nas estações de Copacabana e desembarque nas demais estações, após a meia-noite. A Linha 2 vai funcionar entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência em Botafogo. O desembarque preferencial para quem vai ao show é na estação Siqueira Campos. Não haverá esquema especial de venda de bilhetes, e o valor da tarifa será o mesmo do dia a dia: R$ 7,50.
Haverá uma linha de ônibus exclusiva ligando o Terminal Gentileza, ao lado da rodoviária Novo Rio, à Avenida Princesa Isabel, em Copacabana, a partir das 13h. A tarifa de ida e volta custará R$ 8,60, via cartão JaÉ. Para o retorno, o embarque dos passageiros será feito na Enseada de Botafogo, entre meia-noite e 4h da manhã de domingo (5). Quem embarcar no Terminal Gentileza ganhará uma pulseirinha que dará direito a entrar nos ônibus que farão o trajeto da volta.
Já o BRT vai oferecer um serviço executivo entre o aeroporto do Galeão e o terminal Gentileza entre 6h e meia-noite de sábado (4).
Os ônibus regulares irão respeitar as interdições do trânsito.
Na Supervia, o embarque para quem vai ao show deve ser feito até as 21h15 e a concessionária preparou um esquema especial de funcionamento na estação Central do Brasil até as 2h15 de domingo (5), com viagens para os ramais de Santa Cruz, Saracuruna e Japeri. As demais estações vão funcionar apenas para desembarque durante a madrugada.