Operação contra o CV no Morro Dona Marta gera tiroteio intenso em Botafogo
Troca de tiros e lançamento de granadas, na madrugada desta terça-feira (23), interrompem o funcionamento de escolas e de uma unidade de saúde na Zona Sul
A fase da operação Contenção — cujo objetivo é combater a expansão territorial do Comando Vermelho — resultou em uma intensa troca de tiros de fuzil e lançamento de granadas, por volta das 5h40, desta terça-feira (23), no Dona Marta, em Botafogo, na Zona Sul carioca.
Um passageiro foi baleado dentro de um ônibus da linha 410 (Saens Pena x Gávea), em Botafogo, vítima de bala perdida em decorrência da operação. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dele. Veículos estacionados na praça que dá acesso à comunidade foram alvejados.
Até o momento, a ação prendeu três pessoas. O número de mandados de prisão e de busca e apreensão não foi revelado, mas os agentes identificaram, durante investigações, 44 indivíduos integrantes da organização criminosa.
Escolas particulares que funcionam nas proximidades cancelaram atividades presenciais e uma unidade de saúde, de Atenção Primária, suspendeu os atendimentos.
Além daqueles que se preparavam para ir trabalhar, cerca de cinquenta pessoas estavam no mirante da comunidade para ver o sol nascer e precisaram deitar no chão quando dezenas de policiais civis entraram no morro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O principal objetivo da operação é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional do Comando Vermelho além de prender traficantes que atuam na região.
A primeira fase aconteceu em outubro de 2025, no complexo do Alemão, na Penha, e deixou mais de 100 traficantes mortos. Até o momento, mais de 360 criminosos foram capturados e outros 137 mortos em confronto. Também foram apreendidas cerca de 480 armas, sendo 190 fuzis, além de mais de 51 mil munições.





