Emperrada desde 2023, obra da tirolesa do Pão de Açúcar será retomada
Com previsão para reiniciar no primeiro trimestre de 2026, a finalização da obra foi aprovada pela Segunda Turma do STJ, por 4 votos a 1
Parada desde 2023, a obra da tirolesa do Pão de Açúcar finalmente deve ser retomada ainda no primeiro trimestre de 2026, de acordo com a administração do Bondinho.
A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) já tinha dado autorização para as obras, mas foi somente nesta quarta (14) que a última licença que faltava foi concedida. A construção conectará o Pão de Açúcar ao Morro da Urca. As informações são do g1.
A obra havia sido liberada pela justiça em junho de 2025 em julgamento com 4 votos a 1. No entanto, a decisão rejeitava o recurso do Ministério Público Federal (MPF), que pedia a suspensão do projeto por risco de danos irreversíveis ao patrimônio natural e histórico da área.
O voto do ministro Francisco Falcão, relator e a favor da continuidade do projeto, prevaleceu — acompanhado pelos ministros Marco Aurélio Bellizze, Teodoro Silva Santos e Afrânio Vilela.
A ministra Maria Thereza de Assis Moura foi a única a votar contra, defendendo a paralisação até o julgamento final da ação civil pública movida pelo MPF.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Os ministros que votaram pela retomada do projeto argumentam que a obra está 95% concluída e a paralização causa mais prejuízos ao patrimônio público do que a finalização.
Eles destacaram o chamado periculum in mora reverso, que é o risco de dano maior caso a obra permaneça inacabada.
O projeto prevê quatro cabos de aço com 770 metros de extensão, paralelos ao trajeto dos bondinhos, oferecendo uma nova experiência turística entre os dois morros.
“A retomada das atividades, que acontece já neste primeiro trimestre, ocorre em conformidade com todas as autorizações e exigências legais, ambientais, geológicas e de segurança estabelecidas pelos órgãos competentes”, afirmou o parque ao g1.
“Todo o processo está sendo conduzido de forma planejada, responsável e transparente, com acompanhamento técnico especializado e monitoramento contínuo das áreas envolvidas. O projeto foi desenvolvido sob as melhores práticas, sempre em respeito ao meio ambiente e ao patrimônio”, destaca.
A “novela” sobre a tirolesa do Pão de Açúcar começou em 2020, quando o projeto foi apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que autorizou a instalação da tirolesa em maio de 2022.
Em outubro do mesmo ano, a ideia avançou para o Projeto Executivo e as obras começaram em setembro de 2022.
A previsão de inauguração era para o segundo semestre de 2023. No entanto, as travas jurídicas tornaram a construção um verdadeiro imbróglio.
Valor pago por Vorcaro pelo aluguel da casa do ator Marcio Garcia
Jordana acusa Pedro de assédio e Globo corta transmissão do BBB 26
O recado de Anitta para Juliano Floss depois de sair da casa do BBB
O que já se sabe sobre a traição de Pedro do BBB 26
Entenda o fetiche que Juliano Floss confessou no Big Brother Brasil





